Coro Universitário da Ufam participa do 34º Festival de Musica de Londrina

Desde que o Coro Universitário da Ufam, que iniciou nos anos 1970 e funcionou até 2007, foi reativado pelo professor e maestro Bruno Nascimento, em 2012, a qualidade musical do grupo tem sido reconhecida não apenas pela comunidade universitária do Amazonas, mas em todo o País. O projeto de extensão do Departamento de Artes participou da 34ª edição do Festival de Música de Londrina (FML), ocorrido entre 6 e 19 de julho, como Coro Residente.

Também chamado de Coro de Câmara, as responsabilidades da equipe durante duas semanas foram preparar os participantes para as apresentações finais e a exibir do espetáculo sobre musicas que foram consagradas no cinema mundial. “O Coro Universitário participou de duas Operas, um Musical, um Concerto de Musica Coral, do Concerto de Abertura e do Concerto de Encerramento”, enumerou o coordenador do projeto.

O professor ressaltou que o Festival tem projeção entre músicos e estudantes da área em nível internacional, pois participam dele professores e alunos de música de países como Alemanha, Estados Unidos, Itália, Argentina e Colômbia, por exemplo. “As apresentações foram muito ecléticas, com canções de todos os estilos e épocas, justamente para combinar com o tema do evento, que foi ‘Festival de Todas as Músicas’”, explicou o professor Bruno.

Para o Coro da Ufam não foi diferente: eles cantaram trilhas sonoras de filmes consagrados, um espetáculo apresentado na Ufam e em teatros de Manaus, música clássica, como ‘Glória’, de Vivaldi, e trechos de óperas. Ao resumir a participação do Coro Universitário em Londrina, o maestro disse que ela rendeu frutos, como um convite de para o festival do próximo ano.

Audições para o Coro Universitário e SIMA 2014

Além disso, músicos brasileiros e estrangeiros ficaram interessados em saber sobre esse trabalho de extensão. O Coro não envolve apenas estudantes de Música, mas professores de outras áreas e representantes da sociedade. Eles participam de audições realizadas periodicamente.

O coordenador da atividade alerta que a próxima seleção ocorre no dia 7 de agosto, de 14 a 16h, na sala 6 do Bloco Mário Ypiranga (próximo ao Bloco de Artes do ICHL). Para obter mais informações da audição, enviar email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Coro Universitario também foi convidado a participar do Concerto de Abertura do III Simposio Internacional de Música na Amazônia (SIMA), que ocorre no mês de novembro, em Manaus. A equipe irá apresentar a canção ‘Missa da Coroação’, de Mozart.