ICET de Itacoatiara destaca atividades do Primeiro Simpósio de Terapia Social do Médio Amazonas

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) realizou nos últimos dias 29 e 30 de julho, o Primeiro Simpósio de Terapia Social do Médio Amazonas. O evento teve a coordenação dos professores Pierre André de Souza e Keyla Emanuelle Ramos da Silva e contou com a participação de  aproximadamente 200 pessoas.

Na programação, foram ministradas palestras diversas, expondo diferentes metodologias e abordagens sobre terapias voltadas para a qualidade de vida, reintegração social de drogados e pessoas vítimas de depressão.

O tratamento de dependentes químicos com o uso da ayahuasca foi tema de palestra proferida pelo presidente do Instituto Hermes, o médico psiquiatra Wilson Gonzaga que relatou sobre o trabalho desenvolvido na década de 80 com moradores de rua no centro da cidade de São Paulo.

Para o psiquiatra, a ayahuasca ajuda no tratamento e é responsável na   transformação do paciente. “A ayahuasca busca ampliar a consciência, isto é, alcança um estado mental que permite uma reflexão profunda, semelhante à meditação”, explica.

Outro destaque da programação foi a palestra `Hipnose e Ayahuasca como ferramenta na cura de adictos´ proferida pela co-fundadora do Instituto Vidas Libertas (IVL), doutora Suely Moraes.

Na apresentação Suely Moraes relatou a história do IVL Libertas e a forma de atuação no tratamento de usuários de drogas em Manaus. Segundo ela, o tratamento dura de três a seis meses,  envolve o uso do chá da ayahuasca, a musicoterapia e a hipnoterapia, cujo objetivo é resgatar a autoestima do paciente como também realizar o tratamento dos familiares, possibilitando a retroalimentação do dependente e vice-versa

O mini curso `Ritos e Terapias de Grupo´ ministrado pelo Presidente da Associação Brasileira de Etnospsiquiatria e Psiquiatria Cultural do Brasil e coordenador das Terapias Sociais em Florianópolis, o psiquiatra Marcos de Noronha mereceu destaque no evento.

Na ocasião, o psiquiatra lança o livro `Terapia Social: fatores socioculturais para o conhecimento e tratamento das doenças mentais´, editado pela editora Letras Contemporâneas. O grande diferencial do livro é a linguagem utilizada pelo autor, que faz comparações com antecedentes intelectuais e escreve de forma descontraída sobre temas tão sérios quanto são as nossas mazelas psicológicas.

Segundo Noronha, a terapia social procura contextualizar o problema apresentado pelo paciente e, em seguida, compor com outros recursos sociais, para consolidar o tratamento.

Ele garante que “pacientes e terapeutas devem colocar opiniões sobre fatos e pessoas, fazendo prevalecer uma troca de experiências, tornando as terapias sociais momentos de maior interação, diminuindo as resistências e proporcionando uma aceitação mais natural do diálogo”.

Noronha afirma que o uso dessas terapias podem auxiliar no tratamento de paciente, assim como, servir de instrumentos para a transformação social. “A terapia Social tem um objetivo maior e mais amplo e pretende despertar o homem do futuro como um ser integral, mais humano”, afirmou.