Novos conhecimentos encantam alunos do colégio Martha Falcão pelo Programa VIP

Curiosidade, aprendizado e a experiência de participar de uma aula de histologia deram a tônica da segunda visita nesta semana do Colégio Martha Falcão à UFAM pelo programa VIP nesta quinta-feira, 31.

Recepcionados pela professora Célia Carvalho, coordenadora do programa VIP, e pelos Técnicos-administrativos em Educação, Jairo Ferraz e Sebastião Simplício, os alunos do terceiro ano 2 do colégio Martha Falcão conheceram, em linhas gerais, um pouco da história da UFAM, os cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos pela instituição, as formas de ingresso e alguns setores que constituem a universidade.

Em seguida os acadêmicos foram levados a conhecer o laboratório de Ictiologia na Faculdade de Ciências Agrárias - FCA, onde a graduanda de Engenharia de Pesca, Sara de Castro, mostrou-lhes os diversos de tipos de pescados existentes na nossa região. As características de vários exemplares expostos no laboratório foram apresentadas aos visitantes deixando-os ainda mais curiosos e surpresos por não conhecerem boa parte dos peixes dos nossos rios.

Ainda na FCA, os secundaristas também visitaram o Laboratório de Tecnologia de Pescado. No local foram guiados pelos graduandos em Engenharia de Pesca, Wallon Viana e Alexandre Barai, que explicaram sobre os maquinários do laboratório e sobre os tipos de experimentos realizados no setor. Um dos experimentos que foi citado pelos graduandos foi o bolinho de tambaqui (nugget) que foi comercializado na Arena da Amazônia durante a última Copa do Mundo.

Após a FCA foi a vez de ser apresentado o Instituto de Ciências Biológicas – ICB, aos visitantes do colégio Martha Falcão. No ICB os visitantes conheceram os Laboratórios de Anatomia, de Histologia e de Microscopia. No Laboratório de Histologia foram recebidos pelas Técnicas de Laboratório de Histologia Rosilene Ribeiro e Maiza Cunha.

Em seguida foi a vez do professor Fernando Marques, chefe do Departamento de Morfologia, que abriu as portas do Laboratório de Microscopia aos visitantes para que os mesmos pudessem assistir a uma aula de microscopia, e assim, os secundaristas puderam sentir o clima de uma sala de aula de graduação de Medicina, conforme afirma o professor de matemática do colégio Martha Falcão, Antônio Neto: “Essa experiência foi boa. Todos os professores e coordenadores receberam os alunos bem e com atenção. Inclusive teve uma sala que os nossos alunos adentraram e participaram da aula como se fossem acadêmicos do curso de medicina”.

Na continuidade da visita à UFAM foram apresentadas as dependências da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF, partindo em seguida para o Setor Norte no qual os alunos conheceram os Laboratórios de Música e de Cerâmica do Departamento de Artes.

O aluno João Victor Martins também relata sua experiência na visitação à UFAM: “A experiência é muito legal porque tem coisas que a gente vê que não consegue ver na escola. Por exemplo, na área de Engenharia de Pesca tem peixes que nos apresentaram que eu nem sabia que existiam e foi muito interessante. Outra parte que gostei foi em histologia onde pude ver no microscópio as células e pude participar da aula que estava acontecendo”.

Segundo a Psicóloga da escola, Elenara Dias Perin, essas duas visitas que aconteceram esta semana servem para confrontar as expectativas que ao alunos têm sobre os cursos que pretendem fazer com a realidade que lhes é apresentada enquanto curso de graduação: “Esta visita nos proporciona conhecer um mundo à parte. É um mundo que os alunos querem conhecer, pois eles vivem algumas expectativas muito no imaginário e se deparam com uma realidade totalmente diferente. Quando chegam aqui e vivenciam essa experiência eles ficam encantados. Querem fazer mais visitas, querem conhecer mais cursos e isso os auxilia a tirar suas dúvidas sobre o que querem estudar na graduação”.

Para Telma Maria Freitas de Souza, Coordenadora Pedagógica, o objetivo principal da visita é de “mostrar o ambiente universitário aos alunos para que eles possam conhecer melhor alguns cursos, como funcionam e a estrutura dos laboratórios. Têm sido uma experiência muito significativa e os alunos tem mostrado interesse nas áreas em que eles estão buscando para a continuidade de sua formação” relata.

A próxima visita pelo VIP acontece nesta sexta-feira, 1 de agosto, às 8h da manhã, tendo como visitante o colégio Palas Atenas.