Coordenação do Juufam esclarece regulamento e mobiliza representantes acadêmicos

Com objetivo de esclarecer o regulamento do Jogos Universitários da Ufam (XI Juufam) aos representantes dos Centros Acadêmicos da Capital e do Interior, ocorreu nesta quinta-feira, 31, na Sala de Treinamento da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun),  reunião da coordenação do Juufam, cuja expectativa é dá maior qualidade ao evento.

A cada ano, a coordenação dos jogos universitários procura melhorar cada vez mais os procedimentos de realização do evento que congrega alunos tanto da capital e do interior.   Para a servidora e coordenadora geral do Juufam, Clélia Sandra Brasil dos Santos, o regulamento existe em qualquer competição. De acordo com a coordenadora, foi percebido que cada curso manifesta interesses próprios, pois alguns cursos têm mais atletas do que outros,  como é o caso de Educação Física, mas existem os que só querem participar e de ter maior  rendimento.

Segundo a coordenadora, a Universidade não tem tempo para atender uma demanda cada vez mais crescente na quantidade que dispõe. “Sempre vai haver essas discursos porque cada representante quer que o regulamento  seja adaptável as suas necessidades e a Ufam não tem como beneficiar todos ao mesmo tempo. Toda e qualquer competição tem uma regra e não atende a todos porque cada um tem sua demanda”, pontuou a coordenadora.

Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para procedimentos das próximas edições, dentre elas está a realização de competições seletivas nas Unidades Acadêmicas durante o ano, devendo cada Unidade representar seus atletas para uma competição final dos melhores de cada modalidade esportiva.

A participação em maior número de alunos inscritos de acordo com suas modalidades, segundo a coordenação, dificulta a construção dos procedimentos de realização do evento. "Nós chegamos num ponto que não podemos fazer muitas inscrições. O que queremos é que cada curso faça sua inscrição e participe na sua modalidade", comenta a Clélia.

Opinião

O graduando do 5º quinto período do curso de Ciências Sociais, Rafael Carletti Marcolino da Silva, disse que o curso vai participar pela primeira vez do Juufam. Segundo ele, não tinha ideia da dimensão e da complexidade dos jogos, como a quantidade de pessoas e de atletas envolvidos. No seu entendimento, a reunião foi bastante válida para esclarecer diversos tópicos.

Para a aluna do 7º período do curso de Ciências Biológicas, Gleyce Naiara Batista, a intenção de reunir representantes acadêmicos para esclarecimento do regulamento foi boa. Entretanto, a graduanda disse que está havendo muitos pontos obscuros e que precisam de maior discussão, porém não têm consenso de ambas as partes. Estou participando pela terceira vez dos Jogos e ponto crucial é em torno do WO (em inglês quer dizer Walkover) e no novo regulamento somente beneficia a organização do Juufam e não os alunos.

Representando o Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA) Ufam/ Humaitá, servidor Edson Klinger Menotti, disse que irá colher informações para em seguida passar aos representantes acadêmicos daquele Instituto. O IEAA participa pela terceira vez nos Jogos e o representante avalia a reunião. “ Alguns questionamentos eu concordo, quanto a quantidade de vagas para participação em três modalidades, isso inclusive prejudica os alunos do interior porque há dificuldade no deslocamento e estadia de 10 dias em Manaus. É diferente do pessoal da sede o que envolve menos custos, finaliza Edson Menotti.

O que Walkover?

É a atribuição de uma vitória a uma equipe ou competidor quando a equipe adversária está impossibilitada de competir. Isto pode acontecer devido a não existência de um número mínimo de esportistas necessários para uma partida, desqualificação, não-apresentação de uma equipe na data e hora estabelecidos, entre outros. O termo é aplicável no futebol e em outros esportes, mas pode também ser utilizado em eleições.