Palestra discute vinte anos do Plano Real

Alunos representantes do Diretório Central dos EstudantesAlunos representantes do Diretório Central dos Estudantes

Em junho de 2014, um dos mais importantes planos econômicos do Brasil completou 20 anos. O Plano Real foi tema de palestra realizada na última terça (29) na Faculdade de Estudos Sociais com a participação de Arthur Virgílio Neto, que participou da implementação do Plano, e Erivaldo Lopes, economista e membro do Conselho Federal de Economia.

Organizada pelo Diretório Central dos Estudantes, a palestra “20 anos de Plano Real” buscou debater, a partir de diversas perspectivas, o contexto em que foi implementado, as mudanças e o legado. O prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, Ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República na época de estabilização do Plano, fez um breve resumo histórico da criação do Real e sobre as circunstâncias que levaram à necessidade de uma reforma econômica, como a alta inflação. A palestra lotou o auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais, com capacidade para 300 pessoas. Acadêmicos, professores, profissionais da Ufam e de outras instituições compareceram e fizeram suas contibuições.

A economia do País tem sido assunto cada vez mais recorrente e debater essas questões dentro da faculdade que abriga cursos voltados para essa área. Para Diógenes Andrade, representante do DCE, “discuti-lo, debatê-lo em diversas perspectivas, o cenário no qual ele foi implantado, todo o desenvolvimento dele até aqui, inclusive politicamente, economicamente é importante, porque os cursos da Fes são ligados a essa questão econômica, a essa questão de mercado”, comenta