Intercambistas esclarecem dúvidas sobre mobilidade e se preparam para viajar

Alunos que participam dos programas de mobilidade Ciência Sem Fronteiras (CSF), Top Espanha e Bolsas Ibero-americanas participaram do Dia do Intercambista, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) nesta segunda-feira (28). Foi uma oportunidade para eles se conhecerem as etapas de preparação, viagem e retorno dos países onde farão intercâmbio a partir do segundo semestre de 2014.

A Ufam está intermediando o intercâmbio de mais de cem discentes para o CSF, que passarão de seis meses a um ano estudando em diversos países, cinco alunos selecionados para bolsas Ibero-americanas, que ficarão seis meses estudando em Portugal, dois alunos selecionados para o Top Espanha, que participarão de um curso de Língua e Cultura Espanhola durante três semanas na Universidade de Salamanca.  Para conhecer todos os programas de mobilidade nacional e internacional de que a Ufam participa, acesse a página da ARII.

Geyse Sadi, do 9º ano de Pedagogia, conseguiu ser aprovada para o Top Espanha, e disse que, ser dedicada durante a graduação, garantiu uma das duas vagas ofertadas por meio de uma parceria entre a Ufam e o Santander. “Os critérios para ter uma boa nota são coeficiente escolar, participação em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão e publicação científica”, frisou. Ela chaga à Espanha no próximo dia 9 de agosto, onde terá aulas pela manhã, além de aulas extras e atividades turísticas dentro e fora daquele País.

Intercâmbio: esclarecendo o antes, o durante e o depois

O assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Ingo Wahnfried, apresentou as principais questões que o aluno deve resolver antes da viagem. “É preciso estar com o passaporte em dia, contratar um Seguro Saúde e saber onde encontrar o Consulado Brasileiro no país que irá recebê-lo”, explicou o assessor. Na Ufam, é preciso ajustar o período conforme o calendário acadêmico. Se for preciso cancelar disciplinas, o intercambista deve enviar e-mail para a ARII contendo a ‘carta de aceite’, por meio do qual solicita o formulário de mobilidade que será apresentado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Então, as disciplinas serão canceladas e ele será matriculado em ‘mobilidade internacional’.

O professor Ingo ressaltou a responsabilidade que os intercambistas terão: representantes do Brasil, do Amazonas e da Ufam no exterior, cuja atuação faz parte de uma estratégia do governo federal no plano de internacionalização das universidades brasileiras. A respeito de conhecer outras culturas, o assessor alertou: “O aluno vai se deparar com questões práticas, com o cotidiano de uma cultura diferente. Ele deve estar informado sobre o País de destino, sobre os costumes e diversidades, como, por exemplo, a pontualidade”. O resultado será uma visão diferenciada sobre o diferente, a partir da conexão intercultural.

Ao retornar ao Brasil, o estudante poderá aproveitar disciplinas de acordo com as escolhas que realizou durante o intercâmbio. “Se ele cursou matérias correlatas com as da grade da Ufam, poderá solicitar aproveitamento mediante apresentação de histórico, ementa e carga horária”, explicou o professor Ingo, finalizando: “caso ele não tenha atentado para essa questão, ele pode incluir as disciplinas como optativas, mas tudo vai depender do diálogo que o aluno teve com a coordenação do curso, inclusive antes mesmo da viagem”, frisou.