Clube de Ciências da Ufam seleciona estagiários voluntários até 1º de agosto

São ofertadas seis (6) vagas, sendo duas (2) para o curso de Licenciatura em Química, duas (2) para o curso de Licenciatura em física e duas (2) para o curso de Licenciatura em Biologia. Interessados devem enviar currículo até o dia 1º de agosto para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., indicando no assunto a vaga que pretendem concorrer.

A seleção ocorre em três etapas: seleção curricular, entrevista e teste prático. Os requisitos para concorrer são: ter cursado dois semestres do Curso de Licenciatura em Física ou Letras (com ênfase em LIBRAS), ter disponibilidade de 20h semanais e possuir finidade com a docência.

As atividades a serem desenvolvidas são pesquisa na área de ensino de Ciências (Química/Física/Biologia) e planejamento e realização de atividades didáticas com estudantes do ensino da rede pública Estadual e municipal. O período de estágio é aos sábados, das 9h às 12h no Clube de Ciências, bloco F, ICB (setor Sul) e um dia na semana em escolas públicas parceiras.

Sobre o Clube de Ciências da Ufam

O objetivo do Clube de Ciências é promover o estudo e o ensino da ciência por meio de ações sinérgicas entre Universidade, Escola e comunidade local. O programa é um ambiente alternativo de ensino, popularização da ciência e aprimoramento da formação professores, onde estudantes da educação básica (sócios curumins) participam de atividades didático-pedagógicas envolvendo temas científicos infanto-juvenis, sob orientação de estudantes de licenciaturas (professores-estagiários) orientados por professores mestres e doutores do Instituto de Ciências Biológicas e do Instituto de Ciências Exatas da Ufam e da Secretaria de Educação do Estado.

A importância do Clube é que ele contribui para a educação científica de crianças e adolescentes de comunidades ribeirinhas do interior, bem como para o desenvolvimento profissional de futuros professores de ciências da educação básica. Esses professores-estagiários vivenciam uma prática antecipada da docência, de forma assistida por professores mais experientes e compartilhada com os colegas de equipe.

Fone: (92) 8159-0910/ (92) 9263-9564.