Alunos de Engenharia Florestal recebem prêmio de empreendedorismo do Idesam

Quatro projetos desenvolvidos por estudantes de Engenharia Florestal foram premiados na última terça (15) pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam). Foram submetidos ao Concurso Jovens Empreendedores Florestais 16 projetos de diferentes instituições de ensino do Amazonas.

Observar as oportunidades da floresta em suas cadeias de negócios e formas de beneficiamento extrativista foi o principal objetivo do concurso. Ao todo 32 estudantes de sete municípios do Amazonas participaram em grupos de trabalho que resultaram em 16 projetos sobre desenvolvimento da economia de base florestal do estado.  Os projetos foram distribuídos nas categorias: negócios florestais e usina de beneficiamento de produtos extrativistas. Acadêmicos, professores, pesquisadores de instituições de ensino superior e técnico, além de institutos de pesquisa como Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Participaram de todo o processo de construção do concurso.

Pensar nas possibilidades de gestão e uso de recursos naturais da região, propor alternativas que sejam da realidade das comunidades da Amazônia, ter uma postura empreendedora são lições que Sulianne Ferreira, acadêmica de Engenharia Florestal, que venceu na categoria “Negócios Florestais” com a Rede de Coleta de Sementes e Produção de Mudas. “Existem vários problemas e pessoas que pensam, que tem alternativas para esses problemas. Porém, não existe uma pessoa que apoia ou tenha iniciativa para desenvolver projetos. A rede que nós pensamos é um empreendimento que realmente posso implementar no futuro”, aponta Sulianne.

Discutir sobre os ecossistemas de negócios florestais nesse cenário é fundamental para motivar novas ideias. “É preciso englobar a organização e seus respectivos fornecedores, clientes, enfim parceiros no negócio de forma estratégica, respeitando seu ciclo e demandas”, demonstra o secretário executivo do Idesam o engenheiro florestal Carlos Gabriel Koury. A realização do concurso é pioneira na Amazônia, pois “além de estimular a discussão da temática, reconheceu os talentos e projetos de base florestal”, informa Koury. Ele destaca também a evidente participação de alunos do interior do Amazonas: 37,5% das propostas submetidas tiveram origem interiorana. Dentre os eixos temáticos abordados nos projetos, os recorrentes foram artesanato, economia verde, biotecnologia e produtos naturais, é o que informa Bruno Oliva, um dos organizadores do concurso.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Florestal da Ufam, a iniciativa do Idesam incentiva a produção acadêmica dos discentes e pesquisadores: “Nos orgulha muito saber que o futuro da Engenharia Florestal é promissor com esses jovens talentos. Sinto-me segura de afirmar que eles são futuros cientistas, futuros empreendedores, pois tem capacidade para isso, nós temos dado oportunidade para essas boas ideias”, completa.

Os alunos e projetos vencedores foram:

Categoria Negócios Florestais

- Gilmar Claro de Carvalho com o projeto Fortalecimento do extrativismo da castanha em Boa Esperança

- Ives San Diego de Amaral Saraiva com o projeto Viveiro de Mudas – Ayna

- Sulianne Idalior Paião Ferreira apresentando a Rede de Coleta de Sementes e Produção de Mudas

Categoria Usinas de Beneficiamento de Produtos Extrativistas

- Valdiek da Silva Menezes  com o projeto Fabricação de briquetes como alternativa para a gestão de resíduos de madeira em Manaus – AM