Ouvidoria apresenta relatório de atividades a gestores da Universidade

Ouvidora da Ufam, professora Elisa Meneghini, durante a apresentação do Relatório de 2013Ouvidora da Ufam, professora Elisa Meneghini, durante a apresentação do Relatório de 2013Criada em 2010 para manter a efetiva comunicação entre a comunidade acadêmica, a sociedade em geral e os órgãos superiores da Universidade Federal do Amazonas, a Ouvidoria da Ufam é responsável por acolher e mediar manifestações, contribuindo dessa forma para melhoria de métodos, técnicas e processos institucionais.

Nesta segunda-feira, 14, a Ouvidora da Ufam, professora Elisa Meneghini, apresentou os números de atendimentos realizados em 2013 pela Ouvidoria institucional; destacou ações do setor e fez recomendações aos gestores para viabilizar o fiel cumprimento das determinações da Ouvidoria-Geral da União.

 Em 31 páginas, o relatório apontou que em 2013 foram acolhidas 622 manifestações através de atendimentos presenciais, da home Page SIGO (Sistema Informatizado para Gestão de Ouvidorias), do correio eletrônico, de ligações telefônicas, de correspondência via protocolo e do correio. Desse total, 330 das manifestações são pedidos de informações; 97 denúncias; 179 reclamações; 14 sugestões e 2 elogios.

Entre as ações destacadas no relatório, a Ouvidora citou a capacitação da equipe da Ouvidoria da Universidade pela Associação Brasileira dos Ouvidores; a pós-graduação em Gestão de Ouvidorias; a capacitação no curso de Libras; a presença na Oficina de Trabalho para alinhamento de Ações das Ouvidorias dos Hospitais Universitários; a participação no Fórum de Ouvidorias Públicas e privadas; na III Reunião das Ouvidorias Públicas e no XIII Encontro Nacional do Fórum dos Ouvidores Universitários.Gestores da Ufam acompanhando as estatísticas apontadas no relatório de atividades da OuvidoriaGestores da Ufam acompanhando as estatísticas apontadas no relatório de atividades da Ouvidoria

Entre as proposições de melhorias administrativas apresentadas aos gestores pela Ouvidora estavam a recomendação de celeridade nas respostas às manifestações encaminhadas pela Ouvidoria; a criação de manuais de procedimentos operacionais padrão (POP) da rotina de cada setor administrativo da Ufam;  a atualização da Carta de Serviços ao cidadão e a otimização das áreas de estacionamento dos campi da Ufam.

 

Entre as     recomendações acadêmicas, a Ouvidora destacou prioridades como a padronização dos sites das Unidades Acadêmicas existentes e a disponibilização das atas dos departamentos acadêmicos no site intitucional e o monitoramento das disciplinas ofertadas nos semestres, principalmente as obrigatórias.

Para a Ouvidora da Ufam, professora Elisa Meneghini, o olhar externo dos usuários    dos serviços da Universidade permite à Instituição avaliar melhor a qualidade dos serviços que oferece, além de promover a melhoria contínua em todos os setores. "O importante em ter uma ouvidoria implantada é que ela passa a funcionar como uma espécie de consultoria    gratuita, permitida pelo contato direto com a percepção dos usuários dos nossos serviços, os quais trazem os problemas sem filtros. Ao acolhermos as manifestações e ao acompanharmos o trajeto até uma resposta final efetiva, temos condições de enxergar melhor     os problemas do usuário, alguém que faz uso dos serviços que nós oferecemos", declarou.

A apresentação do relatório aconteceu na tarde desta segunda-feira (14), na sala de reuniões da Reitoria.

 

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