Autossustentabilidade será novo formato de gestão na AgroUfam

Nesta quinta edição, a Agroufam que ocorre nos dias 10 e 11 de julho, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Bloco 01, Setor Sul, pretende ser, em 2015, autossustentável com a realização de 15 em 15 dias.  A coordenadora do Núcleo Socioeconômico da UFAM (NUSEC) e também coordenadora do evento, professora Terezinha Fraxe, declara que mantém diálogo constante com cerca de 30 associações de produtores para conscientizá-los sobre a necessidade do autogerenciamento.  

Terezinha Fraxe explica o motivo de mudança para o novo formato. O primeiro é o custo para realização que chega aproximadamente em R$ 7 mil de logística e, o segundo, são as demandas exclusivas na área acadêmica, como ensino, pesquisa e extensão, sobrecarregando responsabilidades no corpo docente. Dessa forma, serão os próprios produtores que gerenciarão a montagem e desmontagem da feira, sob a coordenação do NUSEC.

A AGROUFAM: Feira de Produção Familiar tem como objetivo estabelecer uma feira de comercialização dos produtos da agricultura familiar, visando a divulgação de produtos capazes de estimular o empreendedorismo, fortalecer a agricultura familiar e os produtos regionais.

Estandes com produtos agropecuários, espaços para artesanato, plantas ornamentais e praça de alimentação, são elementos atrativos não apenas a comunidade acadêmica, mas também moradores de bairros no entorno, que ajudam a movimentar as vendas e a aumentar a visibilidade de produtores, artesãos e comerciantes. 

Segundo a coordenadora, o sucesso é tanto que o número de consumidores vem aumentando a cada realização, ultrapassando os limites do Campus Universitário, indo até 1.000 consumidores transitando no evento. A professora lembra que muito antes, os produtores que expõem atualmente na AgroUfam, não tinham oportunidade de expor seus produtos e, agora, o evento é um ambiente que propicia oportunidades.

Para Terezinha Fraxe, a Administração Superior tem a preocupação de atender os anseios da sociedade. Nós estamos aqui para trabalhar em parceria com a sociedade, frisa.

Opinião

Para Alberto Akira Fujika, morador do bairro Parque 10, disse que quando frequentou pela primeira vez avaliou a boa qualidade dos produtos. Entretanto, questionou sobre a periodicidade considerada extensão entre um mês e outro, em que pairava a dúvida quando seria próxima realização da feira. Ele sugere a realização de 15 em 15 dias, pois acredita na boa qualidade dos produtos e do preço acessível de compra.

O técnico administrativo da Ufam, Paulo Gilberto Lavor Barreto, frequentador e consumidor assíduo da AgroUfam, comenta que a facilidade de compra de produtos de qualidade é o diferencial para o público local. `O funcionário que não tem tempo para ir a feira durante o final de semana, encontra na AgroUfam a oportunidade de compra para aquisição de bons produtos`, ressalta.

Até o final do ano, a AgroUfam terá periodicidade de duas vezes no final da primeira semana de cada mês, as quintas e sextas-feiras. A partir de 2015, a realização ocorrerá quinzenalmente. Confira o calendário de 2014:

Mês

Data

Mês

Data

 

Julho

10 e 11

Outubro

2 e 3

 

Agosto

7 e 8

Novembro

6 e 7

 

Setembro

11 e 12

Dezembro

4 e 5

 

 

 

 

 

 

 

     

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable