Desenvolvimento da ciência no Amazonas tem participação fundamental do Icomp

Sob administração do Instituto de Computação (Icomp), o Ponto de Presença (PoP-Am) é responsável pelo compartilhamento de internet entre as instituições de ensino no Estado. Ações estratégicas buscam, constantemente, manter a qualidade dos serviços prestados para o desenvolvimento acadêmico na Amazônia.

Diante da sociedade informatizada em que vivemos, é indiscutível a importância da Internet para o desenvolvimento da ciência. Na Região Norte, que tem determinadas dificuldades por conta da sua geografia, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) conferiu ao Instituto de Computação a missão de administrar o Ponto de Presença (PoP - Am), que é quem recebe e distribui o sinal de Internet no Amazonas para atender a demanda das instituições de ensino e pesquisa. Historicamente, o Icomp trabalha desde 1994 para implantação do Pop-Am e desde então combina planejamento, operações e ações estratégicas para gerir a rede e superar dificuldades de acesso ao interior do Estado.

Panorama do Pop-AmPanorama do Pop-Am

O professor Edson Júnior, coordenador do Pop-Am, explica que é um esforço que tem apresentado um resultado positivo. “A gerência do Ponto de Presença é fruto da capacidade e a eficiência que a equipe e a Ufam tem.  Apesar de não estar no organograma da instituição, é uma referência na comunidade acadêmica. Exemplodisso é o aumento significativo, ao  longo de anos, na velocidade de transmissão de bytes por segundo. Isso é um esforço nosso. A parceria Ufam-RNP também realiza outros serviços, como telemedicina no Hospital Universitário Getúlio Vargas, que está agregada a essa estrutura do PoP“.

Edson também explica que quando o serviço de internet fica comprometido o Ponto de Presença trabalha para suportar a demanda dentro das possibilidades, pois o fornecimento depende da operadora contratada, que de acordo com a gravidade do problema tem de 2 a 48h para resolver a situação, como ocorreu no início dessa semana: “Nesses casos, são problemas que escapam à responsabilidade da gerência do Pop, mas procedemos para resolver o quanto antes para que a comunidade acadêmica não seja prejudicada”.

Além dessas questões, o Pop-Am confere visibilidade para além do Instituto de Computação, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Informática, mas para a Universidade, como um todo, pois desenvolve capacidade científica para todo o Estado e, assim, contribui para o crescimento da região.