Colóquio com Massimo Canevacci chama para novos paradigmas na pesquisa

Coordenadora do PPGCOM, Wilson Reis e o palestranteCoordenadora do PPGCOM, Wilson Reis e o palestrante

O curso de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas realizou, na última segunda-feira, 16, o Colóquio Internacional sobre Comunicação e Cidade, com a presença do pesquisador e antropólogo Massimo Canevacci.

O objetivo do encontro, que reuniu alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como professores do Departamento de Comunicação Social, foi discutir questões relacionadas à Etnografia e a tensões entre as culturas digitais, fetichismos visuais, identidades flutuantes e auto-representações.

Para Canevacci, o pesquisador precisa aprender a ser indisciplinado, fazer a pesquisa empírica é abandonar-se à espontaneidade, descobrir o que não tinha imaginado. É criar novos paradigmas a partir de estratégias de campo que cada pesquisador adota. Para ele, a beleza da Etnografia se descobre em campo.

“Fazer uso de diversos elementos narrativos, como o cinema, a música e até mesmo a Arquitetura podem ajudar nesse processo complexo de assimilar e entender a realidade”, garantiu ele.

Para o pós-doutorando do PPGCOM, professor Wilson Nogueira, Canavacci demonstrou toda sua experiência intelectual e sua capacidade de expor essa vivência ao público.

O antropólogo e pesquisador Massimo CanevacciO antropólogo e pesquisador Massimo Canevacci

“Ele nos desafia a fazer Ciência de uma forma bastante paradigmática, do ponto de vista que ele trabalha essa ideia de indisciplina, ou seja, afirmando que é preciso criar novos meios de entender o ambiente. E, este, é um desafio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, elaborando uma atividade científica transdisciplinar e interdisciplinar”, considerou Nogueira.

A coordenadora do PPGCOM, professora Mirna Feitoza, corroborou com a ideia.

“Integramos um curso de pós-raduação que busca fazer as grandes ligações e as relações com aquilo que está separado. A gente tem o conhecimento e a Ciência, que se dão de uma forma clássica, divididas em disciplinas. Penso que esse encontro, que se deu por meio do curso e do colóquio, foi concebido como parte desse envolvimento, como forma de refazermos o nosso fazer científico. Aqui, pudemos viver uma ação transformadora”, garantiu.

Sobre o antropólogo e pesquisador

Considerado um dos maiores pensadores da atualidade por romper com métodos clássicos da história intelectual e rediscutir o fetichismo elaborado por Karl Marx, Canevacci Massimo Canevacci é professor de Antropologia Cultural e de Arte e Cultura Digital da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Roma (La Sapienza). A partir de 1984, ele passou a lecionar e fazer pesquisas também no Brasil. Por trabalhos realizados em São Paulo, recebeu, em 1995, do governo brasileiro, a ‘Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul’.

Como professor visitante, atuou em diversas universidades europeias, norte-americanas, em Tóquio (Japão), em Nanquim (China) e no Brasil, em Florianópolis (UFSC), Rio de Janeiro (UERJ) e São Paulo (USP). Atualmente, Canevacci é professor visitante da Universidade de São Paulo (IEA-USP).