“O Panóptico Verde: A Invenção Ambiental da Amazônia” é lançado por cientista social da Ufam

O sociólogo Renan Freitas e o autor, em manhã de autógrafosO sociólogo Renan Freitas e o autor, em manhã de autógrafos

Resultado de sua dissertação de mestrado, tendo como objeto de pesquisa o Parque Nacional do Jaú, entre os municípios amazonenses de Novo Airão e Barcelos, o professor Luiz Fernando Santos, do Departamento de Ciências Sociais, lançou neste sábado, 14, o livro “O Panóptico Verde: A Invenção Ambiental da Amazônia”. 

 
O evento, promovido na Livraria Valer no Centro de Manaus, reuniu, além de estudantes de pós-graduação do curso de Ciências Sociais, o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, professor Nelson Noronha, a coordenadora do PPGSCA, professora Marilene Corrêa da Silva Freitas, o professor e sociólogo Renan Freitas Pinto, o professor do curso de Comunicação Social Antônio José Vale da Costa, entre outros. 
 
De acordo com o autor do livro, a abordagem sobre o meio ambiente e a Sociologia se tornaram publicação devido a sua inquietação e análise de leituras de Michel Foucault, do processo de criação da unidade de proteção da natureza na Amazônia e o impacto delas sobre as populações locais. 
 
"O livro é um pensamento fundamental para refletir os processos de desenvolvimento e sustentabilidade na Amazônia, é um ponto de vista crítico e que não pode deixar de ser apreciado. É necessário que entendamos que a sustentabilidade não pode ser uma diretriz inflexível, não pode ser um mecanismo ou dispositivo de segurança contra as populações tradicionais que habitam os parques e as áreas de conservação", afirmou ele. 
 
Além de citar a importância da obra do cientista social, o pró-reitor adjunto da Proeg, professor Nelson Noronha, ratificou a trajetória do professor Luiz Fernando como pesquisador. 
 
"Ele é um profissional que representa muito bem o quadro de docentes da Universidade, um dos mais engajados acadêmica e politicamente. Além disso, ele alia em seu discurso, que é bastante responsável, a relevância de desenvolver políticas de conservação na Amazônia, levando em conta a voz da vida, seja ela a dos ribeirinhos ou populações tradicionais, de modo a garantir o bem-estar delas e não somente a segurança do estado", considerou.      
 
Para o professor e sociólogo Renan Freitas Pinto, “O Panóptico Verde: A Invenção Ambiental da Amazônia” seria a publicação mais importante sobre o meio ambiente, uma vez que tem sua elaboração pautada pela "densidade e segurança teóricas". Foi Renan Freitas Pinto quem escreveu a apresentação do livro lançado.  
 

Capa da obra, da área de Ciências SociaisCapa da obra, da área de Ciências Sociais

"Dificilmente encontraremos em outros obras a mesma capacidade de resolução teórica, até porque, muitas dessas publicações são escritas por autores que não estão interessados nessa problemática do meio ambiente. O professor Fernando, sim, além de estar envolvido, literalmente, com o tema, indo a campo e produzindo conhecimento desta forma", defendeu Freitas, ressaltando a rica utilização de instrumentais teóricos e métodos de pesquisa do autor em sua obra. 
 
Elaboração do livro 
 
A escrita inicial da obra aconteceu a partir de 2011, mas de acordo com Luiz Fernando Santos, a construção da publicação data de dez anos atrás.  
 
"Fiquei relutando em publicar, mas ao passo que observava os alunos de pós-graduação utilizando-o para produzir seus projetos, eu me senti motivado a levar a produção adiante. Para isso contem com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) e a própria Livraria Valer", contou. 
 
Texto: Carla Santos 
 
Assessoria de Imprensa da UFAM
(92) 3305-1480
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable