Projeto Interseção debate guerras e barbárie na Amazônia em mais um ciclo de debate

Em seu quinto ciclo de palestras, o Projeto Interseção lotou o auditório Rio Solimões, na última quarta (28), para falar de Amazônia, Guerras e Barbárie a partir de diálogos entre a história e a filosofia.

Com a participação dos professores José Alcimar (Departamento de História) e Francisco Jorge (Departamento de História) na palestra e medição do professor Auxioliomar Ugarte, a Amazônia foi o foco do debate em torno das múltiplas nuances de guerras e barbáries e do assodamento histórico imposto pelo sistema capitalista à região.

O exercício constante de consultar a história da nossa região é imprescindível para o entendimento de situações atuais. De tal forma, o debate decorreu para que o público assim o compreendesse. "Capital e barbárie na Amazônia, porque o capital é o agente e o agenciador da barbárie na Amazônia. Nessa quadra histórico-geográfica não há nenhum espaço-tempo do ser natural e social da Amazônia imune ou mesmo intocado pelo abrangente e predatório sociometabolismo do capital", trecho da participação do professor José Alcimar, reproduzido pela professora Ivanete Pereira na ocasião.

Próximo da metade do seu curso, o Projeto Interseção se consolida como espaço importante para os diálogos transdisciplinares entre as Ciências Humanas. Para a professora Ivanete Pereira, coordenadora do projeto, “tem sido extraordinariamente rico, nós temos tido participação ampla do público discente e dos pares docentes de fato satisfeitos. Sendo assim, cada novo ciclo tem nos reanimado a pensar em uma reedição para 2015”.

Projeto INTERSEÇÃO é uma Ação de Extensão vinculada ao OIKOUMENE – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, e tem como escopo promover ciclos mensais de diálogos interdisciplinares, ao longo de um ano.