‘Saúde e Cidadania’ apresenta resultados e reforça proposta de diálogo com a sociedade

O programa de extensão ‘Saúde e Cidadania’ existe há apenas três anos, mas já apresenta resultados muito significativos para os estudantes, professores e profissionais envolvidos, mas principalmente para a Ufam e para as comunidades alcançadas pelas ações multiprofissionais. Nesta segunda-feira (26), no auditório Dr. Zerbini da Faculdade de Medicina, coordenadores e alunos do programa realizaram a divulgação dos resultados de 2013 e compartilharam os relatos de experiência nas áreas de alimentação, nutrição e atenção primária em saúde.

Ao realizar a abertura do evento, a reitora, professora Márcia Perales, enfatizou que ele é de extrema importância para que a Universidade coloque em prática seu objetivo de dialogar com a sociedade através do exercício cidadão. “Com esse programa, mostramos nossa preocupação em formar recursos humanos, mas também nossa vontade de exercitar a cidadania e o compromisso social”, disse, ao reiterar que os resultados devem ser sempre expostos, pois o olhar crítico dos participantes deve ser sempre apoiado.

O vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, destacou que tais experiências, que ultrapassam os bancos da sala de aula, contribuem muito para a formação profissional dos graduandos, residentes multiprofissionais do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e pós-graduandos. Na avaliação do diretor em exercício da Faculdade de Medicina, professor Jacó Cohen, trata-se de um trabalho invejável, pois existem vários “Amazonas” e vários “Brasis” desassistidos e que precisam de assistência médica e orientação nessa área. A metodologia ativa e multiprofissional foi destacada pela diretora do HUGV, Miharo Mendes, que teve oportunidade de participar nas fases iniciais do programa.

O programa iniciou, em 2011, atuando em dois municípios do interior do Amazonas, alcança hoje as cidades de Silves, Itapiranga e Urucurituba e conta com o apoio de residentes externos à Ufam, como os da área de Dermatologia da Fundação de Medicina Tropical (FMT). Ele é dividido em linhas de atuação tais como: Alimentação e Nutrição, coordenada pela professora Celsa Souza, Segurança Alimentar, sob a coordenação da professora Rosana Pimentel, e Atenção Primária em Saúde, coordenada pelo professor Fábio Francesconi. Há ainda as linhas de atuação em Saúde da Mulher e Dermatologia, todas com atividades em andamento.

Exposição dos alunos e residentes

Dentre os integrantes do ‘Saúde e Cidadania’, alguns foram escolhidos para falar sobre os resultados obtidos em 2013. O primeiro a expor foi Alef Maia, do 7º período de Medicina, que resgatou o objetivo do programa, que é “a criação de uma rede social de promoção de saúde no interior do Amazonas”. Esse objetivo está sendo alcançado aos poucos, através da troca de saberes entre os extensionistas e as comunidades. Em Novo Airão, por exemplo, o diagnóstico de saúde alimentar de estudantes acompanhados pelo programa mostrou que 85% deles estão com peso e altura em níveis normais, mas a dieta rica em produtos industrializados, inclusive na escola, pode levá-los a adquirir doenças como obesidade e diabetes.

Ao avaliar o diferencial da atividade realizada nesse município, a nutricionista residente Ane Lima destacou que muitas das crianças que participaram das ações (inquérito alimentar e medição de altura, peso e circunferência abdominal) estão em situações distintas de nutrição que precisam ser avaliadas em suas particularidades. “Precisamos, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão ali realizadas, perceber os diferentes perfis das comunidades”, alertou Ane.