Treinamento de voluntários da Copa 2014 encerrou neste sábado, no campus da Ufam

A Universidade Federal do Amazonas sediou até este sábado, dia 24, o treinamento de 500 voluntários que irão trabalhar durante o período da Copa do Mundo, a partir de 12 de junho nas cidades-sedes, incluindo Manaus.

Segundo um dos coordenadores da equipe de discentes e docentes envolvidos no projeto treinamento de voluntários, professor Paulo Simonetti, mesmo estando abaixo do número até então esperado de participantes, de 1.500 para 500, entre todas as cidades que receberão os jogos, Manaus é uma das que contarão com maiorefetivo de voluntários.

"Recebemos a todos com uma estrutura confortável e dispusemos 38 acadêmicos monitores e seis professores, que dedicaram seu tempo para, junto com a Universidade de Brasília, a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas a tornar possível o cumprimento dessa missão", salientou. 

     

A gestora social da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Ozeneide Nogueira avaliou como positiva as quatro semanas de atividades, que abrangeram palestras, dinâmicas em grupo e aulas práticas de combate a incêndio e primeiros socorros, com o Corpo de Bombeiros. Os conteúdos foram divididos em quatro módulos, dois elaborados pela Universidade de Brasília e outros dois, pela UGP-Copa. 

 
Os dois primeiros módulos tiveram como temas turismo e mobilidade. No de turismo foram incluídas discussões sobre Exploração Sexual Infantil e Direitos da Mulher, abordados pela Secretaria Estadual de Ação Social e Secretaria de Política para as Mulheres, respectivamente. No de Turismo, a contribuição foi dada pela Manauscult. No âmbito da mobilidade, o Manaustrans enviou à Universidade o diretor de Controle e Gestão, Costa Neto, que explicou a estrutura de acesso à Arena da Amazônia e aos arredores do local onde os jogos irão acontecer. 

Os outros dois módulos, que foram coordenados pela UGP-Copa, foram sustentabilidade e alimentos orgânicos. Sobre sustentabilidade, a biolóloga Kelly Cristina de Souza falou acerca das áreas verdes restritas ou não, na zona urbana de Manaus. Os voluntários receberam de mudas de plantas frutíferas e folders sobre a flora local. O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), enviou ao seminário de treinamento a nutricionista Ana Paula Alvarenga Martins, que apresentou um kit com produtos orgânicos, entre elas, barras de cereal, sucos e frutas desidratadas, que fazem parte de uma movimentação do governo federal em incentivar o maior consumo de alimentos que não utilizem agrotóxicos dentro de seu processo de produção. 
 
Próximas etapas Na próxima semana inicia a segunda etapa de treinamentos, porém, voltado aos coordenadores. Ao todo, 60 pessoas passarão pela qualificação, que acontecerá na Casa do Voluntário, uma estrutura provisória a ser instalada no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 
 
A gestora do UGP Social da Copa informou que 90% dos voluntários terão sua força de trabalho na mobilidade, fazenda a recepção e a orientação dos torcedores e turistas, na parte externa da arena. 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable