Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual é levado às escolas pelo Prodeca/Ufam

Durante a semana de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, oPrograma de Observatório dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (PRODECA) da Ufam realizou oficinas de conscientização para aproximadamente 100 adolescentes de escolas municipais de Manaus. O objetivo foi expandir a Campanha ‘Faça Bonito’ do Governo Federal. Para conhecer o Programa, acesse http://www.Prodeca.info/ ou visite a fan page.

A primeira escola atendida, no último dia 19, foi Antonina Borges de Sá, localizada no bairro São José, zona Leste. Na terça-feira (20) as ações ocorreram na Escola Municipal Jorge Resende Sobrinho, localizada no bairro Tancredo Neves. Na tarde desta sexta-feira (23), foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Professor Raimundo Gonçalves Nogueira, no bairro Zumbi I.

As ações foram palestras das supervisoras e assistentes sociais, Hellen Bastos Gomes, Marilaine Queiroz de Oliveira e Silviane Freitas, sob a coordenação da professora Márcia Irene Pereira Andrade e o apoio de bolsistas do Programa. Os estudantes participaram de dinâmicas com enfoque nas atitudes preventivas e tiveram a oportunidade de conhecer sobre seus direitos, assim como a respeito de ética e cidadania.

“A violência é um fenômeno humano e social, acontece nas relações humanas e é histórica, onde o agressor vê a criança como um objeto que lhe pertence, para isso é necessário denunciar, procure o Conselho Tutelar mais próximo de seu bairro, vá a uma delegacia especializada em crimes contra a criança ou adolescente ou até mesmo comum e disque 100, que é o número dos Direitos Humanos”, esclareceu a assistente social Hellen Gomes.