II Espaço Aberto RP Manaus apresenta propostas empreendedoras para essa área

Com a proposta de disseminar as Relações Públicas, o RP Manaus promove encontros de profissionais da Comunicação e de áreas afins para debates e apresentação de cases a respeito das possibilidades de atuação no mercado de trabalho. O II Espaço Aberto RP Manaus ocorreu nesta segunda-feira (19), na Ufam, com apresentações do profissional de RP Guilherme Alf e do assessor político Jack Passos, que deram dicas de veteranos em Comunicação e falaram sobre empreendedorismo nessa área.

Para a idealizadora do RP Manaus, Ana Clarissa Cavalcante, a integração entre profissionais, parceiros, empresários e possíveis clientes é fundamental para que o mercado conheça os RPs e eles próprios vislumbrem seu potencial de trabalho. “Esse profissional pode atuar como empreendedor porque ele é capaz de ter uma visão holística da empresa. Além disso, ele poderá realizar um planejamento estratégico específico para a organização”, explicou Ana Clarissa. A transformação do RP Manaus em Instituto está prevista para o segundo semestre de 2014 e a RP pretende ainda montar uma empresa de consultoria em Comunicação Integrada este ano.

Ensinamentos de Guilherme Alf e Jack Passos

O empreendedorismo é um caminho profícuo para as Relações Públicas, é o que explica o palestrante Guilherme Alf, da empresa ‘Todo mundo precisa de um RP’. “Os Relações Públicas são profissionais estratégicos multifunções”, esclareceu Alf. A ideia inicial foi criar uma agência de RP, que se tornou um movimento para disseminar a profissão. O Amazonas já é o 12º estado que ele visita, e sempre com o objetivo de mostrar os desafios da carreira empreendedora, muito mais que a visão de rejeição que alguns têm de si mesmos ou o glamour da promoção de eventos. Atualmente, Alf comanda a Publibrand (agência Digital + RP), o ‘Valentina Bar18+’ (primeiro bar temático de erotismo do Brasil) e ainda trabalha AR. Live em São Paulo.

Jack Passos é cientista político, publicitário e gerente de produção. Atua como assessor na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), experiência que compartilhou com os convidados. Passos apresentou os sete passos para ser um bom assessor: 1)Viver à margem da História, pois o trabalho é silencioso; 2) Não é matemática, já que é preciso sempre reavaliar os métodos e estratégias; 3) Obtenha a informação antes, ou seja, leia todos os jornais e mantenha network; 4) Não tenha medo do contraditório, isto é, a oposição sempre existirá e você deve enfrentá-la; 5) Ocupe espaço, especialmente num mundo onde as redes sociais são oportunidades; 6) Queira o que ninguém quer e seu talento irá revelar-se; e 7) Desista de ser leite condensado e seja “brigadeiro”.

A respeito de ser brigadeiro, Jack passos explicou a metáfora como uma forma de ser o mais visado e apreciado nas festas infantis, numa comparação ao trabalho do assessor político e, de modo geral, do comunicador: os melhores da área serão também os mais procurados. Larissa Mahall, que atua na comunicação da ONG Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam),  destacou o interesse pela troca de informações, o que contribui para o enriquecimento profissional.