Reitora e pró-reitora de Inovação Tecnológica participam da 8ª Reunião Anual do Fortec

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) promove a 8ª Reunião Anual até esta quarta-feira (21), em São Paulo, e tem a participação da reitora da Ufam, professora Márcia Perales, e da pró-reitora de Inovação Tecnológica (Protec), professora Socorro Chaves, as quais participam de painéis temáticos nos dias 19 e 20. Para conhecer o evento, acesse a home http://fortec-br.org/8fortec/.

O tema desta edição é ‘Núcleos de Inovação Tecnológica: Evoluindo de Gestão da Propriedade Intelectual a Unidades Estratégicas de Negócios’ e a escola está relacionada ao objetivo de apoiar a criatividade, a inovação e o empreendedorismo nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras. Dentre os benefícios decorrentes desses eventos, é possível destacar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os gestores, capacitações, formulação de propostas que potencializam as ações, além de legitimar e representar os interesses das instituições envolvidas.

A professora Socorro Chaves será a relatora do painel III, intitulado ‘Escritório de Transferência de Tecnologia como uma unidade de negócios’, às 16h30 de hoje (19). Sob a coordenação da professora Shirley Cotinho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o painel será acompanhado por Christopher Capeli, da Universidade do Texas (EUA), e pela vice-presidente para Transferência de Tecnologia da empresa Inserm-Tramsfert, Karine Baudin.

Já a professora Márcia Perales participará do painel V, cujo título é ‘Desafios das ICTs para o desenvolvimento da inovação e para a colaboração com a empresa: o papel dos núcleos de inovação tecnológica’, a ocorrer amanhã (20), às 11h. Esse painel terá como coordenadora a Diretora do Fortec, professora Elizabeth Ritter (PUC-RS), e como relatora a coordenadora regional do Fortec, Rosângela Bentes, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Sobre o Fortec

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, criado em 1º de maio de 2006 - uma Associação Civil de Direito Privado, é um organização de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa e instituições gestoras de inovação e pessoas físicas, pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres.

Esta iniciativa é resultado de um esforço integrado das instituições produtoras de conhecimento de todo o país, que há algum tempo buscavam constituir uma instância legítima e representativa de seus interesses e que também permitisse a capacitação de profissionais e troca de experiências nesta área específica, de modo permanente e organizado.

Fonte: com informações da página do evento.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (agenda_Fortec2014.pdf)Programação_Fortec[ ]234 kB