Reunião discute próximos passos de aplicação do projeto de gestão ambiental para e da Universidade

Um dos modelos de manualUm dos modelos de manual

Professores de diversas áreas do conhecimento ligadas a questões ambientais e à sustentabilidade estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 16, no Centro de Ciências do Ambiente (CCA) a fim de discutir tópicos das políticas ambientais para e da Ufam. Na oportunidade foi realizada uma série de apresentações, iniciadas, desde a que falava da reestruturação do CCA à proposta de alterações no Regimento do órgão suplementar.

O projeto de políticas ambientais para e da Ufam englobam, segundo a apresentação, 13 ferramentas que perpassam desde o tratamento de resíduos sólidos, o consumo consciente, a educação ambiental e o zoneamento da área da Universidade.

Após a diretora do CCA, professora Terezinha Fraxe fazer uma breve apresentação sobre o Centro, alguns dos pesquisadores envolvidos também tiveram a oportunidade de discorrer sobre suas expertises. A professora Ana Lúcia Silva Gomes demonstrou as atividades desenvolvidas em educação ambiental, seguida pela professora Karime Bentes, que tratou da gestão de resíduos sólidos e a professora Kátia Cavalcante e o professor Neliton Marques, sobre o item mais amplamente discutido: o zoneamento da UFAM.

Cada tema terá um professor coordenador responsável, levando em consideração sua experiência em pesquisas no tópico. A “Educação Ambiental” ficará a cargo da professora Ana Lúcia Silva Gomes; a “Proteção de Fauna e Flora”, com o professor Marcelo Gordo; o “Consumo Consciente”, ficará com os professores Sandra Noda e Hiroshi Noda; a “Eficiência Energética”, e o “Zoneamento Ambiental”, com o professor Néliton Marques, por exemplo,

Após as apresentações foi aberto para amplo debate, onde falaram a reitora, professora Márcia Perales o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, além da secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Kátia Helena S. C. Schweickardt, professora licenciada da Ufam.

“Este é um momento muito importante para a Universidade, porque estabeleceremos uma política gestora para o bem deste espaço verde, independente das administrações que virão”, disse a reitora.

Dentre as diversas discussões, chegou-se ao consenso de que a presença da comunidade é imprescindível durante o planejamento de ações, e foi proposto e aprovado que na semana próxima será realizada uma reunião com todos os pró-reitores e diretores de unidades para apresentar a plataforma de trabalho. Da mesma forma, uma reunião com os centros acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes, que deverá ser requisitada pela pró-reitora para assuntos comunitários (Procomun), a fim de envolver todos os discentes nesse processo.

A data para apresentação e lançamento do projeto está programada para o dia 28 de maio, com local ainda a ser definido pela reitora. São esperadas a comunidade acadêmica e grandes autoridades do Estado, órgãos relacionados com o meio ambiente, empresas parceiras e sociedade.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable