Francisca Mendes divulga resultado de pesquisa de satisfação sobre o atendimento

Com o objetivo de conhecer o nível de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), foi realizada uma pesquisa na Clínica Cirúrgica em fevereiro deste ano. Os sete pacientes internados na Clínica Cirúrgica responderam avaliaram os serviços de internação, atendimento da equipe médica e de enfermagem, realização de exames, limpeza, refeições, rouparia e humanização.

Todos atribuíram o conceito ótimo aos itens internação, enfermagem, rouparia e humanização dos serviços oferecidos pelo Hospital. A respeito dos médicos e da limpeza, a pesquisa mostrou que 86% dos entrevistados avaliaram esses itens com o conceito ótimo e os outros 14% como bom. Todos os internados deram conceito ótimo ou bom para o item diagnóstico, enquanto para 85% deles avaliaram positivamente o quesito nutrição.

Apesar dos obstáculos, observou-se que os serviços de internação, equipe médica, equipe de enfermagem, limpeza, rouparia, serviço diagnóstico e humanização foram considerados ótimos pela maioria dos entrevistados da Clínica Cirúrgica. Dentre os itens, internação, equipe de enfermagem, rouparia e humanização obtiveram unanimidade em avaliação positiva. Assim, os resultados refletem, de modo geral, a satisfação dos usuários com os serviços, além de identificar pontos de melhoria que serão priorizados pela administração do HU.

Em relação aos pacientes internados na Clínica Cardiológica do Hospital, foram avaliados os mesmos itens da Clínica Cirúrgica. O questionário foi aplicado a oito usuários do SUSU e 27 pacientes internados. Em relação aos médicos, à rouparia e à humanização do atendimento, 100% dos participantes avaliaram com o conceito “ótimo”, enquanto o diagnóstico foi avaliado com bom ou ótimo. Internação, enfermagem, limpeza e nutrição foram os itens apontados como passíveis de melhorias na Clínica Cardiológica.

Diante dos resultados, os quais foram consolidados em relatório pela Ouvidoria do HU, a gerência do Hospital deverá trabalhar tanto pela manutenção dos itens bem avaliados quanto pelo investimento para a melhoria dos demais.

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