1ª Semana de Enfermagem debate desafios do profissional no processo do cuidar

Com o tema ‘Desafios da Enfermagem no processo do cuidar’, a Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) realizam, hoje e nos dias 19 e  20 de maio, a 1ª Semana de Enfermagem da Ufam. Até hoje (14), as atividades serão realizadas no Auditório Dr. Zerbini da Faculdade de Medicina da Ufam (Rua Afonso Pena, 1053, Centro), e nos dias 19 e 20 de maio ocorrerão na Escola de Enfermagem de Manaus (Rua Terezinha, 495, Adrianópolis). Fazem parte da programação nove conferências cinco minicursos e um colóquio; e todas as atividades visam a promover o debate sobre o papel do enfermeiro na relação com os demais profissionais de Saúde e, em especial, das pessoas assistidas.

O evento tem por objetivos criar ambiente de integração entre professores, alunos, profissionais assistenciais e gerenciais da profissão e proporcionar reflexão sobre os temas “Desafios da Enfermagem no processo do cuidar” e “Protagonismo da enfermagem no processo do cuidar”. Ao realizar a abertura da Semana, a reitora, professora Márcia Perales, ressaltou o interesse de enfermeiros e estudantes da área na discussão dessas temáticas. “Eu sou assistente social, portanto, profissional da Saúde. O papel que nos deram era diferente do papel que queríamos construir. Protagonizamos um movimento muito próximo deste. Refazer o papel do profissional e o contexto em que ele atua, mas como uma relação de parceria entre profissionais de saúde”, explicou.

A necessidade de reiteração, segundo a reitora, é para que os enfermeiros se coloquem para o trabalho em equipe, e com o atendimento de condições objetivas. “O novo Hospital Getúlio Vargas cria condições objetivas que são requisitos para a atuação profissional”, pontuou a reitora. Além dos equipamentos tecnológicos, qualificação e competência são essenciais para se construir um projeto profissional contextualizado. A diretora da EEM, professora Nair Chase, enfatiza que eventos dessa natureza fazem parte de um universo de ações para fortalecer os laços institucionais rumo à integração.v x

A respeito do tema, a diretora reiterou que a opção reflete os desafios da enfermagem no processo de cuidar, pois o enfermeiro é o protagonista nessa área. “Cuidar é expressão de carinho pelo outro, e envolve afetividade, solidariedade, amor e respeito”, elencou Nair Chase. Mudanças demográficas, como diminuição da taxa de mortalidade e envelhecimento populacional, geram desdobramentos também na Enfermagem. Paulo César Brasil é enfermeiro há dez anos e diz ter muita experiência em urgência, emergência e atendimento em UTI, sendo a mais marcante em hemodiálise. “É preciso atenção especial, pois se deve acompanhar o paciente e as máquinas”, revelou.

O Evento é gratuito. Apenas os minicursos “Uso de Tecnologia no Tratamento de Feridas;” “Segurança do Paciente: Cuidado em Hemotransfusão,” “Interpretação Básica de Eletrocardiograma,” “Interpretação Básica de Exames Laboratoriais e Gasometria” e “Metodologia da Pesquisa Científica.” (R$ 20,00 - vinte reais cada).

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Folder_Semana_EEM.pdf)Folder_Semana Enfermagem[ ]1819 kB
Fazer download deste arquivo (semana_enfermagem..png)Programação[ ]85 kB