Programa Clube de Ciências da Ufam seleciona professores e estudantes voluntários

Estão abertas as inscrições para docentes e discentes que desejem participar como voluntários das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa Clube de Ciências da Ufam. São ofertadas seis (6) vagas, sendo duas (2) para o curso de Licenciatura em Química, duas (2) para o curso de Licenciatura em Física e duas (2) para o curso de Licenciatura em Biologia.

Os requisitos são criatividade, responsabilidade, proatividade, versatilidade, bom relacionamento interpessoal, disponibilidade para atuar dois dias durante a semana (entre segunda e sexta) e no sábado (das 9h às 12h), afinidade com a docência. Além disso, é desejável o conhecimento em Libras. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 8159-0910 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Após o contato, será marcada uma reunião para diálogo e apresentação do programa aos interessados.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão: pesquisa na área de Ensino de Ciências (Física, Biologia e Química); planejamento e realização de atividades didáticas com estudantes do ensino da rede pública Estadual e municipal; orientação de estudantes no âmbito da pesquisa na Área de ensino de ciências e realização de atividades didáticas; e integração de projetos de extensão com as ações do programa, as quais poderão ocorrer como parcerias e/ou coparticipação.

Saiba mais sobre o Programa

O objetivo do Clube de Ciências é promover o estudo e o ensino da ciência por meio de ações sinérgicas entre Universidade, escola e comunidade local. O programa é um ambiente alternativo de ensino, popularização da ciência e aprimoramento da formação professores, em que estudantes da educação básica (sócios curumins) participam de atividades didático-pedagógicas envolvendo temas científicos infanto-juvenis, sob a orientação de estudantes de licenciaturas (professores-estagiários) que, por sua vez, são orientados por professores do Instituto de Ciências Biológicas e do Instituto de Ciências Exatas da Ufam e da Secretaria de Educação do Estado.

Essa interação contribuirá positivamente para a educação científica de crianças e adolescentes de comunidades ribeirinhas da Amazônia, bem como,  para o desenvolvimento profissional de futuros professores de ciências da educação básica, que, ao vivenciarem uma prática antecipada à docência de forma assistida, estarão mais preparados para atuar em sua região.

Além do atendimento dos sócios-curumins e dos professores-estagiários no Clube de Ciências da Ufam, as equipe de professores/pesquisadores envolvidos produzirão material didático, ofertarão cursos, oficinas e assessoria para professores da rede pública. Também serão realizados eventos de educação e divulgação científica (feiras de ciências, mostras científicas e excursões científicas etc.).

Início das atividades: maio de 2014

Os interessados devem enviar currículo para seleção até o dia 11 de abril de 2014 para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., indicando no assunto a vaga que pretendem concorrer. A seleção ocorrerá em três etapas: seleção de currículo, entrevista e teste prático.

Outras informações:(92) 8159-0910/ (92) 9263-9564