Ufam recebe inscrições para Inglês sem Fronteiras

O Centro Aplicador do Exame  Test of English Language (TOEFL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebe, até o dia 2 de junho, inscrições dos candidatos interessados em realizar prova de proficiência em língua inglesa. Para se inscrever os candidatos devem acessar o Portal do Programa Inglês sem Fronteiras.

De acordo com a professora Maria Regina Marinho, coordenadora local do Programa, estão sendo oferecidas 630 vagas, com previsão de que sejam abertas mais vagas.  “Nós estamos trabalhando e nos organizando para que possamos atender a todos os alunos interessados em realizar o exame de forma que os mesmos possam obter a comprovação necessária para poderem participar dos Programas de Mobilidade oferecidos pela Ufam e de outros, como por exemplo, o CsF”, comenta a coordenadora.

Podem se inscrever, gratuitamente, alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu regularmente matriculados na Ufam que necessitem comprovar proficiência no link http://isfaluno.mec.gov.br/.

Sobre o Programa

O Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) é uma iniciativa do Ministério da Educação/SESU que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País como um todo.

O IsF visa também  oferecer aos candidatos a bolsa de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras a possibilidade de aperfeiçoamento na língua inglesa de maneira mais rápida e eficiente, de modo que esses candidatos tenham melhores condições de participar dos intercâmbios oferecidos.Assim, o IsF propiciará a capacitação de estudantes de graduação e de pós-graduação das instituições ensino superior públicas e privadas para que eles possam alcançar o nível de proficiência exigido  nos exames linguísticos para o ingresso nas universidades anglófonas.

A prova é divida em três seções : Listening , Structure e Reading com 140 questões de multiplas escolhas. A duração da prova é de duas horas. Os candidatos recebem orientações para preenchimento do Answer sheet (gabarito) e utilização do Test book. Para ser aprovado o aluno deve alcançar pontuação mínima de 310 a 677 pontos.