Alunos de Jornalismo são premiados pela Fapeam

Em sua quinta edição, o Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico reconheceu o trabalho de estudantes e jornalistas de Manaus na divulgação da ciência no Amazonas na última quinta-feira (8). Dois alunos de Comunicação Social da Ufam estavam entre os premiados.

Realizado e promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) ,o Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico é pioneiro na premiação de profissionais e estudantes de Comunicação Social que se destacam na divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Em 2014, sua quinta edição, 58 propostas foram submetidas ao edital, sendo a categoria mais disputada a de “impresso jornal”.   O prêmio abrange duas modalidades: Comunicação Institucional, voltada a profissionais e estudantes que atuam em organizações e empresas, e Comunicação de Massa, para quem atua nesses veículos.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, Odenildo Sena,a popularização da ciência no Brasil e no Estado é fundamental. “Estamos engatinhando. Não há um dia que não abramos os jornais e outras mídias, que não tenham matérias que falem sobre a popularização da ciência. É um processo natural e nós já conseguimos plantar a semente do jornalismo cientifico no Amazonas”, destacou.

Os alunos Juan Mattheus e Raíza Lucena, ambos do sétimo perído de Comunicação Social - Jornalismo da Ufam, foram premiados na categoria Comunicação Institucional, em Impresso Revista  com a reportagem  "A floresta para desenvolver novas tecnologias sociais" e Impresso Jornal com a reportagem “Pesquisadora do Inpa descobre substância que pode ajudar no tratamento do câncer”, respectivamente.