Mestrado em Ciências da Comunicação inicia atividades com aula inaugural para ingressantes

Com uma trajetória na academia e na difusão da cultura amazonense, o professor Renan Freitas Pinto foi o responsável pela primeira aula do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM), ocorrida nesta terça-feira (29), no auditório Rio Negro do ICHL. A nova turma de mestrandos foi recebida pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Gilson Monteiro, pela diretora do ICHL, professora Simone Baçal, pela coordenadora do Programa, professora Mirna Feitoza, e por docentes do Departamento de Comunicação.

O tema da palestra foi ‘Por trás de todo comunicador tem um filósofo’, e o professor apresentou um panorama da comunicação e do cinema no Amazonas. Ele buscou nomes como o de Glauber Rocha, o Cinema Novo e sua influência na América Latina, em Cuba e no continente europeu para chegar ao contexto de surgimento do mercado de comunicação no Amazonas. “Até 1970, quando surgiu o curso de Comunicação da Ufam, o setor era insipiente; mas a formação aconteceu sob a influência de professores com atuação inequívoca no processo de comunicação no Amazonas”, recordou o palestrante.

De acordo com o professor, no aspecto qualidade de vida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era crítico e as cidades mais atrasadas eram da região Norte, entretanto, havia investimento num sistema de comunicação avançado para aquela conjuntura. “É claro que havia grandes desafios na transmissão, que era realizada por meios físicos antes de 1970; isso mudou com a utilização do sinal de satélite”, lembrou Freitas Pinto. Em relação ao cinema, eram valorizados os cinemas de arte de Manaus, e os grupos de intelectuais dialogavam com o Cinema Novo, a Nouvelle Vague – movimento ‘Nova Onda’ do cinema francês – e o Neorrealismo Italiano. Assim, os comunicadores promoviam as discussões políticas – e filosóficas – sobre um cinema diferente do norte americano, e isso ocorria num contexto desfavorável, em que o cinema nacional também não era muito aceito pelo público brasileiro.

Ao avaliar a importância do evento, a professora do PPGCCOM Denize Picolotto disse tratar-se de uma oportunidade de o aluno conhecer o Programa, partilhar os conhecimentos do professor Renan e interagir com os colegas. Os mestrandos Helder Mourão e Suzan Martins, formados em Jornalismo pela Ufam de Parintins, esse evento é de importância imensurável, pois gera a inquietação sobre a temática da comunicação na Amazônia. “É muito bom poder continuar os estudos e contribuir para o pensamento local”, disse Helder Mourão. Para Suzan, o conhecimento adquirido na palestra é motivador para que ela continue na área da pesquisa.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable