PPGI forma 13ª doutora em Informática da Ufam com tese sobre Cultura Organizacional

Odette Mestrinho Passos, que também é professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara, apresentou nesta segunda-feira (28), na sala de seminários do Instituto de Computação, a tese de doutorado intitulada ‘Recomendações de melhoria baseada na cultura organizacional para iniciativas em melhoria de processo de software’. A pesquisa foi orientada pelo professor do Icomp Arilo Dias Neto, o qual presidiu a banca.

Em termos gerais, o objetivo da pesquisa era verificar o nível de influência da Cultura Organizacional (CO) na Melhoria de Processo de Software (MPS) em organizações que desenvolvem projetos nessa área. A iniciativa foi elogiada pelo membro externo da banca, professor Marcos Kalinowski, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que enfatizou que a Cultura Organizacional é essencial para as empresas. “Eu mesmo já trabalhei numa organização de desenvolvimento onde havia projetos inclusive internacionais cujas equipes responsáveis eram desmotivadas. E isso faz parte da cultura da empresa”, disse o examinador.

De acordo com a doutoranda, na tese os objetivos foram avaliar a importância da CO para as organizações, além de identificar os Valores Organizacionais (VO) e seus níveis de relevância. Odette mostrou os passos da pesquisa, que foi composta por revisão de literatura em duas etapas – revisão inicial e sistemática – para levantar os trabalhos sobre essa temática e elaborar modelos. A doutoranda chamou essa primeira etapa de ‘Framework conceitual’. Em seguida, ela apresentou a fase de avaliação: “Na distribuição do público, descobrimos que os valores da Alta Gerência (AG) influenciam em 20% os valores organizacionais, que também são compostos pelos valores dos Líderes de Projetos (LP) e dos Desenvolvedores (DE)”.

A Alta Gerência valoriza principalmente aspectos relacionados à política de compromisso com a qualidade dos produtos, processos e serviços. De modo específico, dos 41 participantes dessa fase, os Desenvolvedores das empresas de software têm 69% de contribuição de seus valores para a Melhoria de Processo de Software (MPS). Num outro momento, gerentes de quatro empresas de software, sendo duas de Manaus, uma do Rio de Janeiro e uma de Maceió, responderam a outro questionário.

Com base nos levantamentos teóricos e nas respostas, foram elaboradas propostas de melhoria para as organizações, ou melhor, sugestões que ajudam as empresas na tomada de decisão. “Aspectos humanos, sociais e organizacionais foram considerados em relação aos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) para essas empresas e em relação às recomendações de melhoria”, explicou Odette. Após o atendimento das recomendações da banca, a tese estará disponível para consulta no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI).