Administração superior se reúne com o DCE

Transferência do RU do setor Norte para o Centro de Convivência; Festival Universitário de Música e autonomia para administrar a sede do DCE estiveram entre os assuntos debatidos no encontro

A reunião aconteceu no gabinete da Reitoria na manhã desta sexta-feira (25) e foi presidida pelo vice-reitor, doutor Hedinaldo Narciso Lima. Participaram ainda do encontro, representando a Administração superior da Universidade, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha Santos; a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários, Professora Káthya Thomé Lopes; o pró-reitor de Extensão e Interiorização, professor Frederico Arruda; o diretor de Apoio ao Estudante, Daniel Castro, e o Prefeito do Campus Universitário, professor Atlas Bacellar.

Representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE) estavam os acadêmicos Felipe Morais Matos (1º diretor financeiro); João BoscoAdministração superior se reúne com o DCE Vasconcellos Benarros (diretor de Interiorização); Judah Tôrres Lima (diretor de Formação Política e Movimento Estudantil), Diógenes de Andrade Lima Neto (diretor de Assuntos Estudantis de Odontologia); Jéssica Pinheiro Lacerda (diretora de Assuntos estudantis da FT) e Thiago Félix Cruz (2º diretor de Finanças).

Durante a reunião, o vice-reitor anunciou a transferência do Restaurante Universitário do Setor Norte, que estava instalado nas dependências daFaculdade de Estudos Sociais, para o Centro de Convivência. “A partir desta segunda-feira, as refeições do Restaurante Universitário  serão servidas no Centro de Convivência, em ambiente refrigerado e mais estruturado para os nossos alunos”, disse o vice-Reitor. A reunião prosseguiu com a proposta dos estudantes de que o Festival Universitário de Música seja realizado nas dependências da Faculdade de Educação Física. A administração superior observou que os organizadores do evento, ao estimarem que quase 50 mil pessoas compareçam ao Festival, devem ficar atentos a questões como o impacto na fauna e à capacidade do estacionamento da Universidade para que todos os frequentadores sejam bem acolhidos nas dependências da Ufam. “A Universidade apoia a iniciativa, visto que a realização do Festival Universitário de Música revitaliza algo tradicional, grandioso na Universidade, mas temos que conciliar vários aspectos para que o evento seja conduzido de forma responsável”, destacou o Prefeito do Campus, professor Atlas Bacellar.

O vice-Reitor destacou que outras reuniões devem acontecer para discutira promoção do Festival Universitário. “O Festival é importante pro DCE, pra universidade e pra cidade de Manaus. Vamos avaliar as melhores medidas e ações  para termos um festival que possa  atingir o grande público da cidade de Manaus e  que possa, também, levar o nome do DCE e da Ufam”, declarou.

Instalação de antenas de telefonia celular na estrada do campus; instalação de um posto do Sinetram no setor sul do Campus e autonomia para administrar a sede do DCE também estiveram na lista dos assuntos abordados na reunião.

Ao finalizar a reunião desta sexta-feira, o vice-reitor destacou o empenho da nova gestão do DCE em fazer o melhor pela Universidade. “ Foi um excelente encontro, tendo em vista o desejo que o grupo de alunos que assumiu recentemente o DCE tem visando a melhoria da Universidade. O que mais me deixa contente é ver a disposição desses alunos em contribuir para a universidade ser cada vez mais forte, cada vez melhor. Para isso, naturalmente, eles têm as demandas e reinvindicações próprias, mas percebemos que eles estão interessados em assumir essa responsabilidade junto com a Universidade e junto com a gestão da Ufam”, disse o vice-reitor.

Para os membros do DCE, a reunião foi demorada, mas bastante proveitosa. “Foi uma reunião longa, mas nela pudemos perceber que a administração da universidade se mostra muito aberta ao diálogo e isso contribui para que o nosso trabalho à frente do DCE seja bem-sucedido. Ficamos muito felizes com a notícia de que o RU vai passar a funcionar em um espaço novo e isso é um momento histórico para os alunos”, destacou Diógenes de Andrade.

Uma nova reunião foi agendada com os integrantes do DCE para o dia 05 de maio, às 15 horas, na prefeitura do Campus Universitário. Na oportunidade, o prefeito apresentará o plano de obras da Universidade Federal do Amazonas aos estudantes.