Período de matrícula do Mestrado em Comunicação vai de 22 a 25 de abril. Aula magna de Renan Freitas Pinto inicia o semestre letivo no dia 29/4

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/Ufam) realiza, de 22 a 25 de abril de 2014, o período de matrícula para as disciplinas que serão ministradas no Mestrado em Ciências da Comunicação durante o primeiro semestre de 2014. Ao todo, serão ofertadas oito disciplinas, sendo duas abertas à participação de alunos especiais e as demais voltadas aos alunos regulares do programa.

O semestre terá início em 29 de abril, às 14h, com aula magna proferida pelo professor doutor Renan Freitas Pinto, no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Ufam, intitulada “Por trás de cada comunicador deve existir uma filósofo”. Será uma introdução ao curso de 30 horas que o professor ministrará no Programa, “Tópicos especiais: Teoria Crítica, Estética e Comunicação”, que enfocará temáticas relacionadas às teorias e às estéticas comunicacionais a partir de obras dos pensadores alemães Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, Jürgen Habermas e Vilém Flusser. O curso é aberto à participação de alunos especiais, inclusive de alunos de graduação.

Na aula inaugural, serão recepcionados os 14 mestrandos aprovados no processo seletivo iniciado em dezembro de 2013 e encerrado em março deste ano. A aula também marcará o retorno de Renan Freitas Pinto à área da Comunicação, campo no qual atuou no início de sua carreira no magistério superior, no início dos anos 70, como um dos primeiros professores do curso de Comunicação da Ufam. No ano passado, ele aposentou-se como professor titular do Departamento de Ciências Sociais e, neste ano, foi incorporado como professor visitante do mestrado em Ciências da Comunicação.

Renan Feitas Pinto é um dos mais importantes teóricos da formação do pensamento social da Amazônia e, nos últimos anos, esteve empenhado na compreensão da recepção da Teoria Crítica no Brasil, cujo núcleo surgiu no Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, na década de 1930, mais conhecido como Escola de Frankfurt.

Massimo Canevacci

Outra disciplina ofertada neste semestre pelo Mestrado em Ciências da Comunicação da UFAM intitula-se “Comunicação e etnografia digital”, a ser ministrada pelo pesquisador e escritor Massimo Canevacci, professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Roma “La Sapienza”. Canevacci pesquisa etnografia, comunicação visual, arte e cultura digital. O curso ministrado por ele se realizará nos dias 9, 10 e 11 de junho e também será aberto à participação de alunos não regulares, incluindo alunos de graduação.

No Brasil, Massimo Canevacci leciona e pesquisa desde 1984. Em 1995 recebeu, pelas pesquisas sobre São Paulo, “Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”, outorga concedida pelo governo federal. Já atuou, como professor visitante, em universidades europeias, americanas, em Tóquio (Japão), em Nankin (China), e nas brasileiras UFSC, UERJ, USP. Atualmente é professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

 Transdisciplinaridade 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Ufam tem como área de concentraçãoosecossistemas comunicacionais, única entre os programas de pós-graduação brasileiros da área. Propõe o estudo da comunicação não a partir do isolamento e da unilateralidade dos processos comunicativos, mas de sua inserção nas redes de fenômenos interconectados e interdependentes que movimentam a vida social, considerando, para isso, a complexidade das relações sócio-culturais-tecnológicas que permeiam as práticas comunicativas. Suas pesquisas estão organizadas em duas linhas, Redes e Processos comunicacionais (Linha 1) e Linguagens, Representações e Estéticas Comunicacionais (Linha 2). Desde a sua fundação , em 2008, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que procuram compreender os processos comunicacionais em ambientes complexos, com ênfase nos fenômenos da contemporaneidade, como as novas mídias e suas interações socioculturais. Ao eleger os ecossistemas como eixo de preocupação e problematização, o programa assume o desafio de ampliar o horizonte de compreensão da comunicação para uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar que reconheça as relações entre nartureza, cultura, tecnologia e sociedade por meio dos fluxos e das interações comunicacionais. 

Ao romper com essa e outras dualidades que caracterizam a formação acadêmica eminentemente disciplinar, o PPGCCom reconhece a autonomia e a interdependência dos fenômenos comunicacionais como uma questão paradigmática e, por isso, procura mobilizar e reunir, em suas linhas de pesquisa, pesquisadores com diferentes formações.

 

Linhas de pesquisa e disciplinas ofertadas

 

            O PPGCCom desenvolve duas linhas de pesquisa:Redes e processos comunicacionais” e “Linguagens, representações e estéticas comunicacionais”. A primeira investiga os fluxos, as conexões e os relacionamentos envolvidos nas redes e nos processos comunicacionais que constituem sistemas auto-referenciados; a segunda realiza estudos e investigações sobre os processos da comunicação que envolvem fenômenos relacionados às linguagens, representações e estéticas a partir de uma perspectiva ecossistêmica.

 

            A Linha 1 é desenvolvida pelos professores doutores Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud (graduada em Relações Públicas e doutora em Ciências), Célia Barbalho Simonetti (graduada em Biblioteconomia e doutora em Comunicação e Semiótica), Denize Piccolotto Carvalho Levy (graduada em Ciências Exatas e Educação Artística e doutora em Educação), Gilson Vieira Monteiro (graduado em Comunicação/Jornalismo e doutor em Comunicação) e Walmir de Albuquerque Barbosa (graduado em Comunicação/Jornalismo e doutor em Ciências da Comunicação). Na linha 2, atuam os professor doutores Ítala Clay de Oliveira Freitas (graduada em Comunicação/Jornalismo e doutora em Comunicação e Semiótica), Mirna Feitoza Pereira (Comunicação/Jornalismo e doutora em Comunicação e Semiótica), Maria Sandra Campos (graduada em Letras e doutora em Letras), Renan Freitas Pinto (graduado em Letras e doutor em Ciências Sociais) e Wilson Nogueira (graduado em Ciências Sociais e doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia).

 

            O conjunto de disciplinas ofertadas divide-se em obrigatórias e eletivas. Entre as obrigatórias, voltadas aos alunos regulares, serão oferecidas as seguintes disciplinas: “Ecossistemas comunicacionais”, ministrada pela professora Mirna Feitoza e pelos professores Gilson Monteiro e Wilson Nogueira; “Fundamentos do  pensamento comunicacional”, ministrada pelo professor Walmir Albuquerque Barbosa; “Atividades complementares 1”,  supervisionada pelo professor Wilson Nogueira; e “Atividades Complementares 2”, supervisionada  pela professora Denize Piccolotto Carvalho Levy.

 

As eletivas dividem-se entre eletivas das linhas, dirigida somente as alunos regulares, e as eletivas fora das linhas, que podem ser cursadas por alunos especiais. Entre as eletivas das linhas, serão ofertadas “Cultura e organização comunicacional” (Linha 1), ministrada pela professora Maria Emília Pereira de Oliveira Abbud; “Sistemas sensoriais e cognitivos na comunicação” (Linha 2), ministrada pela professora Ítala Clay de Oliveira Freitas. As demais eletivas são “Tópicos especiais:  Teoria Crítica, Estética e Comunicação” (para alunos regulares e especiais), ministrada pelo professor Renan Freitas Pinto; e “Tópicos Especiais: Comunicação e Etnografia Digital”, ministrada pelo professor Massimo Canevacci, ambas abertas à participação de alunos especiais, inclusive alunos de graduação.

 

Articulação acadêmica

 

Em “Atividades complementares 1”, os alunos se ocuparão da produção bibliográfica, técnica e artística, e da divulgação científica, com o propósito de articular as ações do PPGCCom a outras afins, dentro e fora da universidade. Por meio da divulgação científica, por exemplo, será possível informar à sociedade os resultados das pesquisas realizadas pelo programa e qual a importância e utilidade de cada uma delas para o aprimoramento das Ciências da Comunicação.

 

A disciplina “Atividades complementares 2” vai desenvolver projetos de intercâmbio de ideias e experiência profissional entre os mestrandos, professores e mestres formados no PPGCCom. Os egressos serão convidados para fazer palestras, em encontros organizados pelos mestrandos e abertos à comunidade acadêmica, sobre as pesquisas que desenvolveram no programa e a respeito das suas experiências no mercado de trabalho. “Trata-se de um projeto que articula ensino, pesquisa e extensão que visa alcançar a comunidade externa ao PPGCCom, principalmente estudantes de graduação e profissionais graduados que tenham interesse em continuar sua formação acadêmica”, explica a coordenadora do PPGCCOM/Ufam, professora Mirna Feitoza.

 

Outras informações: http://www.ppgccom.ufam.edu.br

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable