Clube das Ciências, que estimula aprendizado da Química, Física e Biologia de alunos da rede pública, inscreve para estágio voluntário

Uma das melhores maneiras de aprimorar o conhecimento é associar a teoria à prática, para instigar o interesse pelos temas abordados. No caso do ensino das Ciências é com esta fórmula que jovens estudantes mergulham num universo cheio de questionamentos e possibilidades.

Criado no ano de 1985, o Clube de Ciências da Universidade Federal do Amazonas é resultado de um Programa de Extensão, que faz pesquisas nas áreas de ensino de Química, Física e Biologia, planejando e realizando atividades didáticas com estudantes do ensino das redes públicas estadual e municipal.

Para dar continuidade a essas ações, o programa abriu um processo seletivo para arregimentar estagiários voluntários. Estão sendo oferecidas 6 vagas, sendo duas para os cursos de Licenciatura em Química, duas para Física e duas para Biologia. As inscrições ocorrem de 22 a 25 de abril e as atividades do Clube terão início no dia 2 de maio.

A professora Elizanda Rego, responsável pela iniciativa, ressalta a importância do candidato às vagas admirar o projeto, e ser criativo, proativo e apresentar afinidade com a carreira docente.

“Essa experiência é bastante válida para o aluno, porque faz com que ele inicie sua jornada dentro das salas de aula. Em muitos dos casos, tendo em vista que esse espaço pedagógico é onde se dão vários encontros de percepção do mundo, seria desejável que o aluno tivesse também conhecimento em Libras”, disse.

A professora frisou que a organização de um laboratório de Ciências é parte integrante do planejamento de qualquer escola, embora nem sempre esta (escola) tenha recursos que lhe permitam montar um laboratório de Ciências Físicas e Biológicas com todos os requisitos que garantam a máxima eficiência do ensino nessa área, aliada à máxima comodidade dos alunos e do professor.

Processo de Seleção

Os interessados devem enviar currículo para seleção até o dia 11 de abril de 2014 para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., indicando no assunto a vaga que pretendem concorrer. A seleção ocorrerá em três etapas: seleção de currículo ( dias 22 e 23), entrevista (24) e teste prático (25).

Outras informações podem ser obtidas pelos números (92) 8159-0910/ 9263-9564.