Alunos de Comunicação Social representam Ufam em Congresso Regional

A Ufam já tem seus representantes do Congresso de Ciências da Comunicação – Região Norte garantidos. O evento que acontece no início de maio será sediado na Universidade Federal do Pará, em Belém.

Voltado para pesquisadores, profissionais, professores e discentes de Comunicação, o XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, o Intercom Norte 2014 tem o objetivo de estimular e consolidar os estudos na área de Comunicação, incentivando principalmente a participação de alunos de graduação da área.

Resultado de uma parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o evento faz parte do calendário efetivo da Intercom, que realiza todos os anos 5 congressos regionais – um em cada região do país – e um congresso nacional.

Sob o tema COMUNICAÇÃO: GUERRA E PAZ – Convencer e conviver – 100 anos de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas”, o evento pretende reunir nomes expressivos da Comunicação do Brasil, que encontrarão em Belém um ótimo cenário para discutir e apresentar resultados de pesquisas com um olhar direcionado aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, alunos e profissionais na Amazônia.

O aluno do 2° período de Jornalismo, Lucas Sena, que apresentará o “Divergente”, jornal-mural que aborda temas em evidência na sociedade com espaço aberto à opinião público, comenta que o congresso é “a oportunidade de entrar em contato com produções da área de Comunicação no Expocom, além, claro, de poder ver a produção científica das universidades de todo o país”.

“O diferencial da Ufam foi o incentivo, mesmo que indireto, dos próprios alunos que participaram de congressos anteriores. Os professores sempre nos incentivam também a produzirmos. Dessa forma, participar dos congressos é uma vitória não só para nós, mas para a Universidade também. Sinto-me ainda mais incentivado a participar dos próximos congressos”.

O Departamento de Comunicação Social da Ufam, que agrega os cursos de Jornalismo e Relações Públicas, apresentará cerca de vinte trabalhos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e artigos científicos no Intercom Jr em diferentes categorias como radionovela, plano de assessoria de imprensa, revista institucional e produção transdisciplinar. O PetCom (Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social), sob orientação da professora Ítala Clay, também representa a Universidade apresentando nove trabalhos entre eles: Vídeo "Contato (categoria Produção Transdisciplinar, Modalidade Comunicação e Inovação), "Em Vermelho”  (categoria Rádio, TV e Internet, Modalidade Produção Audiovisual para Mídias Digitais) e Memórias na Rede: Petcom 25 anos (categoria Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Modalidade Organização de Eventos)

Intercom Norte

Em 2013, tanto o Intercom Norte como sua edição nacional foram realizados em Manaus. O 36° Congresso Nacional de Ciências da Comunicação foi organizado e sediado na Ufam e premiou estudantes da Universidade campus Manaus, nas modalidades: Produção de Comunicação Institucional Audiovisual, Produção de Comunicação Impresso, Edição de Livro e Embalagem e, do campus Parintins, na modalidade Produção Laboratorial em Radiojornalismo. Durante o evento, a Ufam também foi condecorada com o prêmio Luiz Beltrão 2013 de Instituição Paradigmática e o ex-reitor e professor de Comunicação Social da Ufam, doutor Walmir Albuquerque, agraciado com o Troféu José Marques de Melo de Liderança Acadêmica Regional.