Escola de Artes promove mostra de arte no ICHL

Uma noite de música, canto e mostra de peças de arte. Alunos dos cursos da Escola de Arte da Ufam apresentaram na noite desta quarta-feira, 2, o resultado do que aprenderam durante os diversos estudos sobre técnicas ensinadas por professores e alunos finalistas do curso. 

O evento foi iniciado no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), às 18h, e ocorreu simultaneamente no auditório rio Solimões.

Na área externa, trabalhos com máscaras, pinturas e peças em biojóias foram expostas por alunos, que se inscreveram e participaram dos cursos da Escola de Artes de forma gratuita. 

João Chagas, aluno do 4o. período de Artes se inscreveu em um módulo para aprender como fazer peças em barro. A partir de cascas de uma madeira conhecida como "caraipé", encontradas somente na cidade de Manacapuru, eles produzem a matéria-prima do barro com que moldam pequenas máscaras, vasos e biojóias. 

"Ingressei no curso porque precisava de horas extracurriculares, mas a matéria é muito interessante, fazendo com que exploremos a nossa criatividade", afirmou ele, que recebeu a monitoria da aluna finalista Murana Arenillas. 

Mais elaboradas, produzidas com três técnicas distintas, outra mostra interessante foi a apresentada pelas alunas Deuzanira Gonçalves e Cleia Coelho, que elaboram máscaras indígenas. 

Para produzirem as peças, os moldes são os rostos dos próprios artistas.  

"Fazemos as máscaras com papel marchê, ataduras e até balão, dependendo do acabamento que se quer dar às obras. Não necessariamente os alunos precisam ter noção sobre sobre a arte, basta ter boa vontade para aprender", garantiu Deuzanira. 

Na área externa estavam expostos, ainda, alguns painéis pintados pelos alunos. Os trabalhos são expostos ao fim de cada período e valem como avaliação de alunos monitores e de alunos da comunidade, inscritos nos cursos. 

As telas são produto das Oficinas de Estêncil e de Aquarela e retratavam mulheres da Escola de Artes. 

No auditório rio Solimões, as atividades foram musicais e envolveram alunos de canto, de sax, de flauta doce e teoria musical. 

O canto teve participação de 20 alunos, que interpretaram a canção "João e Maria", de Sivuca e Chico Buarque. A flauta envolveu seis alunos de escolas públicas da rede municipal de ensino, apresentando canções infantis e os alunos de sax interpretaram músicas do cancioneiro popular brasileiro.      

A Escola de Artes 

A Escola de Artes é um projeto que oferece diversos cursos da área musical e de artes visuais ministrados na Escola de Arte: piano, flauta, violino, sax, técnica vocal, coral, entre outros. As atividades são coordenadas pela professora Edna Soares, do Departamento de Artes.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable