Simpósio firma parceria entre Brasil e Estados Unidos com apoio da Ufam

Iniciou nesta quinta (27) o Simpósio sobre o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Adaptação às Mudanças Climáticas no Amazonas. Criar oportunidades para cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos é o principal objetivo do evento.

Imprescíndivel para incentivar o desenvolvimento da região amazônica, discussões e soluções para as problemáticas locais são tema central de encontro com representantes de diversos setores da sociedade. O  Simpósio sobre o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Adaptação às Mudanças Climáticas é marcado pela parceria entre instituições fundamentais no âmbito científico do Amazonas e a Universidade do Tennesse, viabilizada pela Partners of the Americas.

James Gary Linn, da Partners of the Americas, destaca a parceria entre a Universidade do Tennesse e instituições como Ufam, Inpa e Ifam: “Observar as necessidades e preocupações a níveis locais, estudá-las e buscar soluções científicas com apoio do Estado e da iniciativa privada para que possamos, juntos, proporcionar melhorias à sociedade”

Além de discutir questões científicas como biotecnologia, jurídicas como proteção ambiental, econômicas como preferências por práticas de produção, o simpósio aborda questões acadêmicas como os programas  de Ciências Sociais e Ciências Naturais no Tennessee. O vice-reitor da Ufam, professor Hedinal Lima, comenta que o evento também é para ampliar as possibilidades de articulação da instituição “visando criar oportunidade para os nossos pesquisadores, professores e alunos, facilitar esse processo de intercâmbio que a universidade já incentiva com bastante força, principalmente através do Ciência sem Fronteiras”.

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, dirigida pelo professor Naziano Filizola, é uma entidades organizadoras do evento. Colaboram também com a apresentação de pesquisa e de planos de ações para atender às demandas levantadas durante o simpósio os professores Neliton Marques (Faculdade de Ciências Agrárias), Sérgio Gianzella (Instituto de Ciências Biológicas), Alexandre Rivas (apresentando “Care & Save - proteção ambiental e oportunidades para pesquisa e extensão), Jonas Gomes da Silva (Faculdade da Tecnologia) e Gilson Monteiro (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação).