Estudantes de Enfermagem participam de evento do Ministério da Saúde

Os acadêmicos de enfermagem Felipe Santos e Izi Caterini participaram, a convite do Ministério da Saúde, da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família em Brasília, de 12 a 15 de março.

O convite é resultado da efetiva participação dos estudantes no projeto de Vivências de Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) no Amazonas, realizado em 2013, no qual os estudantes atuaram como coordenadores estaduais. Os acadêmicos compartilharam com outros estudantes e profissionais de saúde do País a experiência do VER-SUS no Amazonas.

Participam do VER-SUS/AM 30 acadêmicos de diferentes cursos, os quais atuam nos municípios de Presidente Figueiredo, Itapiranga, Careiro da Várzea, Borba e Itacoatiara. De abrangência nacional, o projeto pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS e reforçar neles o compromisso ético com os princípios e diretrizes do Sistema, fazendo que se entendam como atores sociais e agentes políticos capazes de promover transformações.

Os estágios e vivências são importantes dispositivos que permitem aos estudantes experimentarem o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde como um novo espaço de aprendizagem. A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família buscou valorização das experiências cotidianas e estimulou o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil.

O acadêmico Felipe Santos destaca: "O evento possibilitou perceber que não travamos uma batalha solitária em prol de melhoria da saúde/atenção básica. Essa melhoria é trabalhada diariamente por todos os profissionais que integram a rede de atenção básica no Brasil”.  Ele destaca ainda: “A produção do cuidado em saúde ultrapassa os limiares do atendimento prestado pelos profissionais aos pacientes. Esse cuidado produzido na atenção básica se torna uma mola propulsora para a melhoria de todo o Sistema Único de Saúde do Brasil".

A participação dos acadêmicos no evento está de acordo com o que estabelecem as Diretrizes Curriculares para os cursos da área da Saúde/Enfermagem. A recomendação é de que os profissionais devem ser formados com base no estabelecido pelo SUS.