PPGCCom indica dissertação ao Prêmio Compós 2014

A dissertação Critica expandida: um estudo do espaço acústico da crítica cinematográfica da WEB, de Susy Elaine da Costa Freitas (foto), orientanda da professora Mirna Feitoza, concorre ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2014, por meio de indicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCom) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O prêmio é realizado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e compõe as atividades das reuniões anuais da instituição. Neste ano, o evento ocorrerá em Belém (PA), no período de 27 a 30 de maio.

A escolha foi definida por uma comissão nomeada pelo PPGCCom, composta pelos professores Claudio Correia (presidente), Wilson Nogueira (membro, vinculado ao PPGCCom como pesquisador de pós-doutorado) e Renan Freitas Pinto (membro, vinculado ao PPGCCom como professor visitante). Só concorreram as dissertações defendidas em 2013 e cujos volumes finais e arquivos digitais já se encontravam depositados no programa. Nenhum dos avaliadores da comissão orientou dissertações em 2013.

Os membros da comissão atestaram que a dissertação de Susy Elaine da Costa Freitas reuniu as qualidades exigidas de um trabalho científico tanto do ponto de vista da fundamentação teórica e metodológica quanto dos aspectos de conteúdo e forma. Assinalaram ainda que esse trabalho se reveste de enorme importância epistemológica e metodológica para o desenvolvimento do PPGCCom e das suas linhas de pesquisas focadas nos Ecossistemas Comunicacionais.

Em sua dissertação, Susy Freitas procurou entender de que maneira a crítica cinematográfica se configura nas redes hipertextuais, na web, partindo dos pressupostos das teorias dos ecossistemas comunicacionais, para então compreender um fenômeno que se apresenta em um ambiente comunicacional midiático. A coleta de dados e informações foi realizada no site Metacritic (http://www.metacritic.com), com análise orientada, principalmente, pelos conceitos de Cinema expandido (Gene Youngblood) e Espaço acústico (Marshall MacLuhan).

Do entremeio dessa prospecção conceitual com a diversificada crítica cinematográfica na web, Susy Freitas propôs o conceito Crítica expandida, ou seja: uma crítica tecida em um espaço acústico e, por isso, além de uma espacialidade bidimensional. Em resumo, escreve a pesquisadora: “A fruição da Crítica expandida vai além do hipertextual, sendo também sensorial, cognitivo e multimídia, implicando uma experiência, do ponto de vista ecossistêmico, focada em relações”.

Foram avaliadas as dissertações dos seguintes alunos: Abdias Martins Paiva, Alberto Luiz Rodrigues França, Cristiane Naiara Araújo de Souza, Nair Santos Lima e Priscila Rabassa de Souza.

Inscritas

A coordenação do Prêmio Compós 2014 informou que estão inscritas ao prêmio 13 teses e 30 dissertações. Apresentaram candidaturas para o Prêmio de Teses os seguintes programas: USP/Comunicação, UFBA, Metodista, UTP, PUC-RS, Unisinos, UFF, USP/Meios, UFPE,  UFMG, PUC-SP e UNB. Para o Prêmio Dissertações, inscreveram-se os programas da UFSM, USP/Comunicação, UFBA, UERJ, UFSC, Uniso, PUC-RS, UFPI, Metodista,  UTP, Unisinos, Casper, UFF, UAM, UNIP, USP Meios, UFSCAR, UFPE, PUC-RJ, ESPM, UFRGS, UFAM, PUC-MG, UFRN, USCS, UFMG, UFC, UCB e PUC-SP.

Texto extraído da página do PPGCCom