“RP em Destaque” debate sobre mídias sociais e o mercado de trabalho em Manaus

O profissional de Relações Públicas no mercado de trabalho manauara e as Mídias Sociais são os temas abordados no evento “Relações Públicas em Destaque”, ocorrido, na manhã desta sexta, 14, no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras.

O evento, sob a coordenação do professor Nivaldo Moura, do curso de Relações Públicas da UFAM, contou com a participação da professora Judy Tavares (Coordenadora do curso de Relações Públicas da UFAM), da professora Inara Costa (curso de Relações Públicas da UFAM) e da profissional de RP, Ana Clarissa Cavalcante (Analista de Mídias Sociais da Uninorte).

Segundo o coordenador do evento, professor Nivaldo Moura, “o objetivo deste evento foi proporcionar aos alunos uma vivência das técnicas de redação aplicadas às relações públicas, extrapolando os limites da sala de aula, fazendo com que o aluno possa vivenciar na prática a produção de um impresso, a organização de um oficio, a preparação de uma programação de um evento, etc. Diante disso, vimos neste debate a oportunidade de aliar a teoria à prática, além de divulgar o curso, a profissão e as atividades das relações públicas no mercado de Manaus, priorizando como público alvo os microempresários da cidade.”

Após a abertura do evento, proferida pelos professores Nivaldo Moura e Judy Tavares, a profissional de RP, Ana Clarissa, abordou sobre a importância das mídias sociais para a divulgação de uma marca ou de uma empresa. Casos sobre atendimento ao público, resoluções de problemas, de reclamações, de dúvidas pela internet, foram explanados no decorrer de sua apresentação.

Ainda segundo Ana Clarissa, a teoria deve estar sempre aliada à prática, apesar de parecer que quem trabalha com mídias sociais não precise de conhecimento teórico. A teoria é o diferencial para o profissional de comunicação poder se destacar no mercado, argumenta.

Em seguida a professora Inara Regina fez uma explanação rápida sobre a história das relações públicas na cidade de Manaus. Discorreu também sobre a importância da formação acadêmica e da formação continuada após a graduação. Destacou que “não somente as grandes empresas contratam um profissional de RP, mas as pequenas empresas também já estão entendendo a necessidade de se ter este profissional em seu quadro”.  Outro ponto de destaque na apresentação da professora Inara Costa foi a necessidade de o profissional de comunicação conhecer seus públicos para um melhor “direcionamento do planejamento da política comunicacional da empresa”. Encerrou sua apresentação com um conselho aos alunos presentes “aproveitem mais o tempo de vocês aqui na universidade. Participem mais de projetos de extensão e de pesquisa porque, além de enriquecer o currículo, os tornam profissionais diferenciados”, finalizou.

Ao final das apresentações as convidadas responderam aos questionamentos da plateia a respeito do mercado de trabalho para o profissional de Relações Públicas.