Orientação para preenchimento da declaração do Imposto de Renda encerra nesta terça, dia 11

Alunos do curso de Contabilidade, da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam iniciaram hoje, dia 10 e encerram amanhã, dia 11, a série de atendimentos públicos para auxiliar na elaboração da declaração de imposto de renda. O serviço é prestado de forma gratuita, mas os interessados podem levar um alimento não perecível para ajudar uma instituição  de caridade. O atendimento para declaração do imposto de renda 2014 acontece no auditório Rio Amazonas, da FES, das 14h às 20h.
 
Para auxiliar no atendimento, o coordenação do curso, feita pelos professores Silvia Moreira e o professor Adenes Teixeira Alves, arregimentou 40 estudantes, distribuídos nos turnos da tarde e da noite, para que os documentos trazidos pelos interessados sejam organizados e inseridos dentro do programa da Receita Federal. 
 
"Estamos conduzindo este trabalho há cerca de quatro anos, resultado de uma Ação Curricular de Extensão (ACE). Neste atividade, os alunos aprendem a pôr em prática o que veem como teoria em sala de aula", explicou a coordenadora.  
 
A servidora do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Dea Mara Calderaro, foi a primeira a ser atendida. Ela soube do projeto pela página oficial da Universidade e apresentou os documentos ao aluno Maurício  Luiz Dias Filho, do 4º período.
 
"Nos anos anteriores eu tive que fazer a declaração sozinha, embora é seja sempre bom alguém que nos oriente e saiba trabalhar com o sistema da Receita Federal. Eu me sinto mais segura dessa forma", disse. 

Coordenadores e alunos em atendimentoCoordenadores e alunos em atendimento

Para o aluno, a experiência é um laboratório, uma oportunidade de aprendizado, além de servir como atividade complementar, que dá direito ao aluno de receber um certificado. 
 
"Cada declarante é diferente do outro, porque uns precisam relatar seus ganhos com mais detalhes e não têm noção nenhuma de como fazê-los. Outros, vêm apenas buscar orientação", explicou. 
  
A coordenadora da ACE, professora Silvia Moreira informou, ainda, que durante os dois dias de atendimento, aproximadamente 120 pessoas devem ser atendidas, 20 a mais do que no ano passado. 
 
A fim de organizar o atendimento, que é feito individualmente, com o acompanhamento de um professor do curso, o interessado em se beneficiar com a iniciativa não deve precisa mais agendar horário, para atendimento.
 
Iniciativa solidária - Os alimentos arrecadados serão doados as Atividades de Urgências Sociais da Paróquia São Geraldo em parceria com a Fundação Allan Kardec (abrange os Haitianos, moradores de rua, pessoas do interior do Estado, e em risco de vulnerabilidade social). 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable