ICET usa jogos para estimular o ensino da Biologia

Na avalição os acadêmicos do ICET tiveram que confeccionar material didático em forma de jogos educativos que tratam de temas relacionados à biologia.  A iniciativa da professora Samantha visa mostrar aos futuros licenciados de biologia e química que é possível inserir no contexto pedagógico, jogos com fins educativos que são preciosos aliados dos professores nas mais variadas disciplinas.

Os alunos da Escola Estadual José Carlos Martins Mestrinho (EEJCMM) em visita ao ICET puderam participar da atividade e aproveitam para aprender os conteúdos jogando.

A aluna do segundo ano do Ensino Médio, Tamires Maia, (16), que deseja ser professora de biologia, conta que gostou muito da experiência vivenciada na Universidade. “Conseguimos colocar em prática, no jogo, o que aprendemos nas aulas. Às vezes, se um assunto fica muito na teoria, não entendemos a importância dele. Quando usamos o jogo, compreendemos melhor a aula”, comentou.

Segundo o professor de biologia da EEJCMM, Brás Serrão, a relação das escolas públicas com UFAM consubstanciou-se como uma parceria que deu muito certo. “É notório o salto de aprovação dos alunos do Carlos Mestrinho nos vestibulares, e essa interação tem contribuído e muito para o sucesso destes. Seja nas visitas ao Campus Universitário seja nos estágios acadêmicos, os universitários têm dado boa contribuição para melhoria da educação itacoatiarense”, salientou.

Já a acadêmica Daiana Cruz conta que a disciplina vem dar mecanismos para auxiliar o professor da educação básica em sala de aula. “Para os jogos didáticos buscamos parceria com escolas estaduais e objetivamos ensinar por meio de um jogo de tabuleiro as características dos animais invertebrados de forma simples e lúdica”, explicou.

Foi uma oportunidade de mostrar o quanto de fato estes jogos educacionais são eficientes ao ensino, garante a professora Samantha. “A atividade foi muito eficiente tanto para os alunos do Carlos Mestrinho que puderam aprender de uma maneira diferente, quanto para os acadêmicos que viviam muito no campo teórico com muitas afirmações sobre comportamento, sobre o conhecimento dos alunos do ensino médio e agora com esse contato estão percebendo e reconstruindo os conceitos que têm sobre o conteúdo e comportamento dos alunos do ensino médio”, afirmou.Uma avaliação da disciplina Instrumentação para o ensino de Biologia que é ministrada pela professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), Samantha Aquino está integrando os alunos do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Itacoatiara.