Inicia temporada de lançamentos de livros da Edua em 2014

Iniciou na última sexta-feira (28) a temporada de lançamentos de livros da Editora da Universidade Federal do Amazonas. Em noite de autógrafos, foram apresentados ao público “Desafios Amazônicos: Educação Infantil em Manaus”, organizado por Arminda Mourão, Arone Bentes, Carlos Almeida e Silvia Nogueira; “A difícil gestão da pesquisa”, de Peter Weigel, e “A música das cachoeiras”, de Agenor Cavalcanti de Vasconcelos Neto. 

Em 2013 a Edua lançou mais de 80 obras abordando diversas temáticas das mais variadas áreas de conhecimento. Entre as publicações, a Amazônia figurou como principal foco de pesquisa com objetivo de fomentar e desenvolver a ciência na região. Para a professora Suely Moraes, diretora da Edua, “esse é o resultado de um trabalho comprometido com a Universidade, a comunidade acadêmica e para com a sociedade. Buscando colaborar com subsídios teóricos para a divulgação e o incentivo à produção acadêmica na Ufam.”

O livro “A difícil gestão da pesquisa”de Peter Weigel é um registro histórico de 1978 a 2006 da gestão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. “O Inpa conseguiu ao longo de décadas se firmar enquanto instituto de pesquisas, se hoje tem seu devido reconhecimento, seguramente não foi uma tarefa fácil”, comenta Weigel. Segundo o pesquisador, a obra pode também como subsídio para a nova geração de administradores do Instituto, obtendo subsídios a partir da história, para refletir sobre como funciona o Inpa, quais são as dificuldades recorrentes e outras questões que possam facilitar a gestão do Instituto.

A música das Cachoeiras”é um livro- CD resultado de uma saga para captar a sonoridade do Alto Rio Negro ao Monte Roraima, impulsionada pelo projeto “A Música das Cachoeiras”, está finalizada. Durante seis meses, a equipe comandada pelo mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, Agenor Vasconcelos, buscou documentar o máximo de elementos musicais de todas as comunidades, bandas e artistas que encontrassem neste trecho. Foram pouco mais de seis meses para a edição do material, A ideia de Vasconcelos nasceu dos estudos que realizou a respeito da expedição do antropólogo alemão Koch-Grünberg nos anos de 1903 a 1913, às comunidades do Alto Rio Negro e as do Monte Roraima. Foi nesse momento histórico que o coordenador do projeto buscou inspiração para traçar sua trajetória.

Já “Desafios amazônicos: a educação infantil em Manaus” nasceu de uma preocupação política e educacional muito clara de constituir um instrumento de natureza teórica basilar para políticas públicas concernentes a educação infantil na cidade de Manaus. O livro foi organizado pelos professores Arminda Mourão, Arone Bentes, Carlos Almeida e Silvia Nogueira. Buscando compreender a educação infantil pública e privada na capital amazonense, colocando a criança como protagonista da sua própria educação.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable