PPG em História encerra programação de defesas de dissertações

O Programa de Pós-Graduação em História da Ufam encerrou, nesta sexta-feira, 28, a série de defesas de dissertação de oito candidatos. 
 
A última mestranda a defender sua pesquisa foi a aluna Cristina Maria Petersen Grobe, que abordou em seu projeto final o tema "Manaus e seus igarapés: a construção da cidade e suas representações (1880-1915)". O trabalho foi orientado pelo professora Maria Luiza Ugarte Pinheiro, que presidiu a banca examinadora composta, ainda, pelos professores Luciane Viana Barros Páscoa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e César Augusto B. Queirós, do Departamento de História da Ufam. 
 
Com graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), a mestranda fez um levantamento histórico das bacias hidrográficas que cortam a zona urbana da cidade. "Utilizei mapas e livros que retratou essa realidade, mas a partir das observações da banca, senti que poderia ter me debruçado também, sobre os jornais da época", afirmou a candidata que quando chegou a Manaus, resolveu escolher um símbolo emblemático de Manaus: os igarapés. "Foi um desafio, embora eu quisesse ter trabalho uma outra vertente do trabalho e acabei tendo que readequar o curso do projeto por conta de prazos", afirmou. 
 
Na avaliação dos integrantes da banca examinadora, a pesquisa da candidata ao título de mestre foi bem sucedida em sua abordagem. "Essas vozes de resistência que ela considerou como força para suportar o desenvolvimento em detrimento da ocupação das margens dos rios foi um espaço deixado para que a aluna volte a trabalhar no doutorado, se assim desejar", sugeriu o professor César Augusto B. Queirós. 
 
Cronograma de defesas - Outros trabalhos defendidos desde o dia 21, quando se iniciaram as apresentações, foram: “Feiticeiros negros no Grão-Pará (1755-1772), “Imprensa e gênero: a condição feminina e as representações da mulher na imprensa provincial (1850-1889)”, “Feitiçaria erótica: os feitiços de amor denunciados à época do Santo Ofício ao Estado do Grão-Pará (1763-1769)”, “Folhas da província: a imprensa amazonense durante o período imperial (1851-1889), “Lupanares e puteiros: os últimos suspiros do rendez-vous na sociedade manauara (1959-1969)”, “Caixeiros: organização e vivências em Manaus (1906-1939) e “Sombras da noite: as marginalizadas da Belle époque manauara (1860-1920)”. 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable