Exposição Evolua une Arte e Tecnologia no Hall do ICHL

Estudantes organizadores da exposição EvoluaEstudantes organizadores da exposição Evolua

A exposição Evolua resulta do trabalho de estudantes do 6º período do curso de Artes Visuais da Ufam.  O objetivo do evento é apresentar a interação entre a Arte e a Tecnologia. A visitação é gratuita e aberta a todos até às 20h desta quinta-feira, 27, no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Trabalho final da disciplina Multimídia e Intermídia, a exposição convida os interessados a descobrir um pouco da história das novas tecnologias como também perceber o uso que a Arte pode fazer destas novas ferramentas. “A disciplina trabalha na fronteira entre a Arte e a tecnologia, para mostrar esse recurso como ferramenta de produção artística”, orienta o professor da disciplina, Francisco Carneiro Filho. “A ideia era que o aluno percorresse todos os procedimentos de uma produção artística, aliando tecnologia e arte”, informou.

Visitante interage durante a exposição Visitante interage durante a exposição

A exposição é divida em quatro partes nas quais o visitante pode acompanhar a evolução das tecnologias sob o olhar da Arte. Para Pedro Cavalcante, um dos responsáveis pelo trabalho, a exposição permitiu o aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. “A experiência para nós foi de grande aprendizado. É um campo novo que nós, como artistas, precisamos compreender para que essa nova linguagem possa também ser expressa pela nossa arte”, reconheceu o acadêmico.

Pedro Cavalcante, acadêmico de Artes VisuaisPedro Cavalcante, acadêmico de Artes Visuais

Segundo o estudante, durante todo o período a turma estudou maneiras de como a Arte pode ser expressa por meio das novas tecnologias. “Ao longo do período nós tivemos o fundamento do que seja esse novo suporte para a Arte, como a Arte irá usar essas novas tecnologias como suporte para expressar o belo, a estética”, disse Pedro Cavalcante. “Nós estamos fazendo esse experimento interagindo e utilizando como suporte não mais o pincel, a tinta ou o espaço do museu, mas ao contrário, estamos usando o espaço público em que todos podem interagir, todos têm a oportunidade

de verificar que é possível fazer a interação da Arte com a tecnologia, com as multimídias”, destacou.

Patrícia Nascimento prestigiou a exposição Evolua. De acordo com a visitante, o evento proporcionou além do conhecimento artístico, a interação com os estudantes do curso de Artes da Universidade. “Foi gratificante participar. Foi uma ideia brilhante,” afirmou.