Curso a Distância da FES obtém conceito máximo do MEC

O Curso de Administração Pública a Distância da Ufam recebeu o conceito cinco na avaliação de reconhecimento do curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC) ocorrida na visita à sede da Universidade nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Professor Daniel Armond, coordenador do curso da FESProfessor Daniel Armond, coordenador do curso da FES

Iniciado em 2011, o curso de Administração Pública é ofertado em seis municípios do Amazonas (Maués, Itacoatiara, Coari, Manacapuru, Lábrea e Manaus) e em três do Acre (Acrelândia, Brasileia e Tarauacá), através do Centro de Educação a Distância (CED) e atende, atualmente, 320 estudantes.

Para o coordenador do curso da Faculdade de Estudos Sociais (FES), professor Daniel Armond, o excelente resultado obtido junto ao MEC é a evidência de todo o investimento feito para que o curso tenha qualidade. “Essa avaliação traz o reconhecimento de toda a dedicação da equipe que trabalhou ao longo desses anos superando os desafios de fazer educação no interior do Amazonas e fazê-la a distância, onde o desafio é ainda maior, com todos as dificuldades de logística e infraestrutura que nós temos”, frisou.

De acordo Armond, a avaliação do MEC leva em conta vários fatores dentre eles a infraestrutura, a qualificação dos docentes e o projeto pedagógico do curso. Para o professor da FES, a formação dos professores é um dos destaques do curso da Ufam. “A qualificação do corpo docente, composto de mestres e doutores, é certamente um diferencial na avaliação do Ministério”, disse.

Outro fator acrescentado pelo professor, é o trabalho do CED, que proporciona a toda a infraestrutura necessária para o pleno funcionamento dos cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Ufam. “O curso pertence à FES, mas tem todo o apoio logístico e pedagógico do CED. Então, é essa parceria que conduz ao sucesso do curso porque permite que os professores se concentrem em ministrar aulas de excelência, enquanto que o CED cuida de toda a parte de suporte, como material didático, logística, a medicação entre o professor e aluno”, enfatiza.

"Parceria entre FES e CED é que produz todo o sucesso", diz Armond"Parceria entre FES e CED é que produz todo o sucesso", diz ArmondJoão Victor Rodrigues, coordenador pedagógico do CED, expressa o significado da conquista recente para o EaD da Ufam. “Essa avaliação é importante para desmistificar o Ensino a distância, pois mostra que os cursos são sujeitos à mesma avaliação do MEC. Demonstra a qualidade dos cursos EaD”, explica.

Ainda conforme João Victor, o CED se preocupa em preparar os professores para trabalhar na Educação a Distância com a mesma qualidade do ensino presencial. “Há toda uma preparação, um treino, antes dos docentes iniciarem as aulas. Todos foram qualificados para isso. E o resultado mostra que entenderam a metodologia. Tanto que os avaliadores perceberam que eles sabem o que estão fazendo. Tudo isso favorece à boa avaliação do curso,” revelou.

“A nossa ideia com o curso a distância é formar pessoas que possam permanecer nos seus municípios e fazer a mudança na gestão pública e, quem sabe, na gestão de todas as demais organizações, influenciando-as para melhor”, finalizou o coordenador, professor Daniel Armond.