Ufam recebe visita oficial da Embaixadora da Áustria no Brasil

Com o objetivo de estabelecer contato para futuras parcerias com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann, visitou a sede da Universidade na manhã desta terça-feira, 25. A representante austríaca foi recebida pela reitora e pelo vice-reitor da Ufam, professores Márcia Perales e Hedinaldo Lima e também pelo professor Ingo Wahnfried, assessor adjunto de relações internacionais e interinstitucionais da Universidade.

Durante o encontro, a reitora da Ufam salientou o significado da visita para a Universidade. “Essa visita é muito importante porque abre portas e mostra o interesse do país em se aproximar. Nós temos esse interesse também. Entendemos que essas parcerias internacionais, essas experiências novas para os nossos alunos, são muito importantes”, ressaltou.

Para a gestora da Ufam, estreitar o relacionamento com o país da Europa Central trará benefícios para a instituição, principalmente, para a área de pós-graduação. “A Universidade tem trabalhado muito não só na ampliação de nossos cursos, mas também na qualificação destes, em ter cursos bem referenciados. E essas parcerias internacionais são fundamentais para isso”, frisou a reitora.

Marianne Feldmann apresentou algumas áreas onde a Áustria tem grande potencial para contribuir com o desenvolvimento da região Amazônica. “Na Áustria existem várias universidades que possuem interesse especial pela Amazônia”, disse a embaixadora ao citar estudos desenvolvidos por pesquisadores austríacos sobre o impacto geográfico das termoelétricas de Belo Monte.  “É um tema que se estuda muito lá,” completou. Existem também trabalhos voltados para a prevenção e redução de desastres naturais. “Tem muitas áreas de afinidade para os dois países, em especial para a Amazônia”. Afirmou.

Outro exemplo dado pela diplomata austríaca é a transformação que vive a cidade de Viena, onde um antigo aeroporto militar está se tornando uma área totalmente sustentável. “Brasília está enviando profissionais para conhecê-la,” informou. “Todos os prédios de lá foram planejados para produzir a própria energia”, enfatizou Marianne Feldmann.

Para o integrante da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade, professor Ingo Wahnfried, a presença da embaixadora representa o interesse do país e pela Região. “Mostra que eles estão dando muita importância para a Amazônia, por meio da Ufam. A Universidade tem de levar em conta as sugestões que ela deu e olhar com muito carinho e dar continuidade a esse relacionamento”, declarou o assessor adjunto ao listar áreas como Engenharia, Geografia e Antropologia onde a Áustria é bastante desenvolvida. “São várias áreas em que nós podemos ter vantagens enormes. Nós só temos a ganhar com essa relação”, finalizou.

Após a reunião com os líderes da Universidade, a embaixadora da Áustria no Brasil foi conhecer o Departamento de Artes da Ufam, onde presenciou a apresentação de clássicos da música brasileira executadas por estudantes do curso de música. Marianne Feldmann possui diploma de violão clássico na Escola Superior para Música e Artes Cênicas de Viena.