Curso de Design realiza I Mostra de Design e Expressão Gráfica “Tira da Caixa”

O curso de Design realizou nesta terça-feira, 25, a abertura da I Mostra de Design e Expressão Gráfica da Ufam “Tira da Caixa”. O evento ocorre no bloco do curso, na Faculdade de Tecnologia, no setor Norte do campus, e vai até a quinta-feira, 27.  A I Mostra tem como objetivo expor trabalhos dos estudantes e de ex-estudantes do curso de Design. O tema “Tira da Caixa” retrata bem o objetivo do evento: expor trabalhos que ficam guardados e acabam sendo abandonados em caixas.

Os coordenadores do evento, professores Fábio Máximo, Mirella Souza e Cláudio Luíz Filho, reuniram alguns alunos do curso para colocar em prática a ideia de expor esses trabalhos dos alunos publicamente. São mais de 30 trabalhos que podem ser vistos no corredor e nos laboratórios do bloco do curso de Design. São protótipos, vídeos, embalagens, computação gráfica 3D, programação visual, design de produtos de madeira, entre outros.

Estudante Êminy Laís SilvaEstudante Êminy Laís Silva

“A ideia da criação da Mostra é divulgar os trabalhos dos estudantes e ex-estudantes, e também identificar onde fica o bloco do curso. Vamos realizar a Mostra duas vezes ao ano com o objetivo de estimular os estudantes a participar. Todo final de período vamos ter esse espaço para a exposição de trabalhos. A ideia do tema (Tira da Caixa) é estimular os alunos a mostrar o que eles produzem a cada período”, destacou o professor Fábio Máximo.

O estudante finalista do curso de Design André Lira Ferreira, expôs uma poltrona construída com material reutilizado, disse que a Mostra é um espaço importante de divulgação do Design. “O Design não é tão reconhecido no Amazonas. A I Mostra é importante porque divulga os trabalhos que fazemos ao longo do curso. Colocamos o trabalho para o público avaliar e mostrar de que maneira o elaboramos. Esse tipo de evento é significativo para o reconhecimento do Design na região”, disse o estudante.

A estudante Êminy Laís Silva, do segundo período do curso de Design, afirmou que se sentiu muito estimulada ao ver os painéis com os trabalhos dos estudantes. “Fiquei estimulada ao ver os trabalhos. Não tem só de alunos finalistas. Têm trabalhos de alunos do primeiro período. São trabalhos incríveis e que servem também como pesquisa para fundamentar novos trabalhos. Com certeza vou participar das próximas mostras”, afirmou a estudante Êminy Silva.