Alunos da turma Munduruku visitam Campus Universitário

Cerca de 40 alunos da turma Munduruku, do Curso de Formação de professores indígenas da Ufam, fizeram uma visita ao Campus Universitário Artur Virgílio Filho na manhã desta terça-feira (25), em cumprimento a uma atividade da disciplina Fundamentos da Educação II, ministrada pela professora Elciclei Faria dos Santos.

Durante o trajeto pelos Institutos, as estudantes Adelmara Rodrigues Beleza e Rosinete Brasil Cardoso resolveram adotar um casal de filhotes de cachorro, os quais foram imediatamente batizados como Ufamo e Ufana, em homenagem à Universidade Federal do Amazonas. “Vou levar a Ufana para meu filho e vamos fazê-la muito feliz. Ela vai ser a alegria da casa”, disse Adelmara Rodrigues. Já Ufamo terá uma missão importante na vigilância do terreno de dona Rosinete. “Ufamo é muito gracioso e vai comigo para a roça. Vai ser um grande companheiro”, afirmou dona Rosinete.

A boa ação das acadêmicas auxilia a administração superior a solucionar uma das situações mais controversas do Campus Universitário, que é a relacionada à destinação adequada de cães e gatos abandonados pelos donos no Campus da Ufam.

A visita às dependências do Campus foi finalizada no gabinete da Reitoria, onde o grupo foi recebido pela reitora, professora Márcia Perales e pelo vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima.Durante o encontro na sede da Reitoria,os alunos elogiaram a organização do curso de formação de professores indígenase aproveitaram para entregar um documento à reitora com algumas solicitações para o aperfeiçoamento das instalações do Centro de Formação de professores indígenas, que fica na Fazenda Experimental da Ufam, no KM 38 da BR 174. Entre as solicitações elencadas,estavam o asfaltamento do ramal do KM 38; a organização do acervo da Biblioteca do Centro de Formação de Professores Indígenas, uma quadra poliesportiva e disponibilização de transporte para deslocamentos de urgência.

A reitora destacou o empenho da administração superior em adotar as providências e também elogiou a atitude das alunas que adotaram animais. “Foi muito bom recebê-los aqui. Eles demonstraram que estão satisfeitos com o curso e também trouxeram algumas reivindicações. Algumas já são antigas, como o asfaltamento do ramal da BR. Ainda não conseguimos asfaltar aquele ramal ali, mas nós estamos batalhando para isso, porque o asfaltamento daquela área não beneficia apenas uma turma, mas a Universidade toda. As questões mais simples vamos resolver de imediato, como a destinação de impressoras para o Centro de Formação; outras, vamos precisar de mais tempo, fazer parcerias. Em resumo, o saldo da reunião foi muito positivo. Os alunos estão satisfeitos e são muito educados. Além disso, deram um exemplo muito legal que foi a adoção de animais, um  assunto que precisamos resolver na Universidade de uma forma que não cause sofrimento a nenhum animal, até porque gostamos dos animais. Queremos trabalhar fortemente a adoção dos animais, buscar parcerias com as feiras de adoções, porque não podemos ficar com essa situação do jeito que está”, declarou a Reitora, professora Márcia Perales.