Curso de Jornalismo de Parintins abre inscrições para a exposição fotográfica

Estão abertas, até o dia 24 de fevereiro, as inscrições para a exposição fotográfica “A imagem da Amazônia Contemporânea”. O evento é promovido pelo curso de Jornalismo do Campus Parintins da Ufam e aberto a participação de outros fotógrafos locais. A iniciativa é a oportunidade para que o trabalho fotojornalístico da região ganhe visibilidade.

As fotografias devem estar relacionadas aos costumes, crenças, relações de trabalho, famílias, peculiaridades, paisagens urbanas e rurais do contexto amazônico atual. A proposta é retratar a Amazônia Contemporânea em uma imagem a partir do olhar do fotojornalista sobre a região e suscitar novos aspectos.

“Existe certo desconhecimento sobre a região, não só por parte dos estrangeiros, mas também brasileiros. Vive-se mergulhado no exotismo. E o que a gente quer é revelar essas várias visões, a partir das discussões acadêmicas sobre Amazônia, sobre comunicação e sobre fotografia”, afirma o professor de fotojornalismo Emanoel Cardoso, responsável pela exposição.

Além de fotografias, também serão expostos livros de fotorreportagem produzidos por acadêmicos de jornalismo na disciplina de fotojornalismo. A acadêmica do 5º período Tatyane Pontes, diz que “é uma experiência que engrandece não só pela participação, mas também conhecimento, como espaço pra mostrar o que fazemos na universidade dentro da disciplina de fotojornalismo ao colocar em prática o que aprendemos na teoria”.

Podem participar acadêmicos, fotógrafos profissionais e amadores que terão seus trabalhos apreciados por uma comissão de curadoria. As imagens devem ser enviadas para o email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com tamanho 1200x800 em formato JPEG. As fotografias escolhidas para a exposição serão divulgadas por lista enviada por email aos participantes.