Egressos do ICET seguem na pós-graduação

Iniciado o ano de 2014, o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) contabiliza seis egressos da Instituição aprovados em programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Segundo o diretor do ICET, professor Fábio Medeiros Ferreira, o sucesso dos alunos aprovados nos programas de pós-graduação demonstra o empenho dos próprios alunos e a qualidade dos cursos de graduação de que são oriundos.

“É uma honra para Universidade Federal do Amazonas e em específico a Unidade de Itacoatiara formar alunos capacitados a ponto de ingressarem nas pós-graduações, vemos isso com muitos bons olhos, porque nossos alunos são nossos cartões de visitas e isso nos dá muita alegria porque nos traz um respaldo sobre o trabalho que estamos desenvolvendo dentro do ICET, e apesar das dificuldades esses alunos estão tendo êxito no que se propõem a fazer”, finalizou.

O ex-aluno de Sistemas de Informação, Mafran Martins Ferreira Júnior integra o quadro de alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos do ICET (PPGCTRA/ICET) e está trabalhando no mestrado com Inteligência Artificial.

Mafran destaca que é necessária muita dedicação aos estudos para quem que seguir na pós-graduação. Para ele, os programas de mestrado aplicam prova escrita como uma das fases de seleção, por isso é importante ter uma boa base da graduação para conseguir um bom desempenho nas provas. Ele ainda fala sobre seus planos:

"Após a conclusão do curso, meus planos são de cursar um doutorado seguindo na área de informática, uma vez que já ingressei na carreira de docente (atualmente professor substituto do ICET), então a qualificação traz boas oportunidades de crescimento profissional”, garantiu.

De Sistemas de Informação também saiu Raiza Campos Fontes que atualmente cursa o mestrado na área de redes de computadores e protocolos no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia (PPGEE/FT).

De acordo com Raiza a rotina para ser aprovado em nível de mestrado é intensa. “Trata-se de uma rotina puxada que consiste em revisões bibliográficas e muitas leituras de artigos relevantes para a área pretendida, a mesma rotina tende a aumentar consideravelmente depois do início do curso que além do desenvolvimento da pesquisa, existem disciplinas que precisam ser cursadas durante o primeiro ano de estudo”, explicou.

Concluir o mestrado e seguir no doutorado está nos planos de Rayza que também sonha ser professora da UFAM, “pretendo defender a tese de mestrado e continuar com o doutorado na mesma área, pois o mercado é atraente, as linhas de pesquisas são empolgantes e quem sabe depois de algum tempo, lecionar na UFAM, mas isso é algo que prefiro deixar pra comentar daqui a alguns anos”, confidenciou.

Oriundos do curso de Farmácia Arlesson Freire de Lima e Simone Ramos de Castro também seguem seus estudos na pós-graduação. Ele que além de ser técnico de laboratório de Farmácia no ICET, é aluno doPPGCTRA/ICET e atua na pós-graduação na Prospecção química, biológica e desenvolvimento de substâncias bioativas.

Já Simone trabalha no Hospital Militar de Área de Manaus e é mestranda em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e sua linha pesquisa está na área de tecnologia farmacêutica.

Segundo Arlesson, que também sonha em ser professor universitário, o mestrado é uma excelente plataforma de crescimento profissional. “Estou trabalhando para concluir o trabalho no tempo estipulado, 24 meses, e tenho plano de conseguir realizar um doutorado após o término deste trabalho”, comentou.

O curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia, também tem seu egressos na pós-graduação é o caso de Suelene Amazonas dos Santos e Willam Dantas Oliveira que muito recentemente foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/ICE).

Ela que foi aprovada em primeiro lugar no Programa, atuará com o ensino de química, conta que um dos fatores do seu crescimento acadêmico foi aproveitar as oportunidades.

“Cada oportunidade que tive na graduação, me esforcei para aproveitá-las com muito afinco, seja nos subsídios teóricos das disciplinas, na iniciação científica e tecnológica, na monitoria, nos programas extracurriculares de extensão, apresentação de trabalhos em eventos científicos, nos estágios pedagógicos na escola, enfim, em tudo foi importante. Graças a Deus ocorreu tudo bem e fui aprovada nas etapas, as quais me possibilitaram a classificação em 1° lugar, e fico muito feliz por isso, pois todo meu empenho valeu a pena”, garantiu.

O egresso Willam, que também atuará com o ensino de Química, conta que teve uma rotina bem puxada para conseguir ser aprovado.

“Eu estudava por volta de cinco, seis horas por dia, durante a tarde e à noite os textos indicados no edital, realizei minha pesquisa em artigos na internet, livros de Química da biblioteca do ICET, artigos que obtive de professores durante a graduação e revistas sobre Educação. Com esse mestrado espero crescer profissionalmente, terei a oportunidade de aprendizado e troca de experiências com os colegas e agregar muito valor a minha formação” comentou.