Dinter em Administração tem primeira tese defendida

O professor de Administrção da Faculdade de Estudos Sociais (FES/UFAM), Afrânio Soares, foi o primeiro docente a apresentar tese ao fim do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), resultado de convênio celebrado entra as Federais do Amazonas, Roraima, Minas Gerais  e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).   

Com financiamento no valor de R$ 600 mil, provenientes de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Dinter promoveu o doutoramento de 12 professores, sendo oito da FES/Ufam, um da federal de Roraima e três da UEA. 
 
Durante o Programa, os módulos foram realizados em Manaus e a defesa, em Minas Gerais, no campus da UFMG.  
 
Para o professor Afrânio Soares, a implementação do Programa de Doutorado Interinstitucional surgiu como uma iniciativa bem sucedida, uma vez que cumpriu com seu princípio maior que foi o de contribuir para a produção do conhecimento e para a Ciência. 
 
"Foi uma experiência positiva para nós, professores da FES, principalmente pelo fato de hoje, podermos contar com maior número de doutores em nosso quadro", afirmou ele.  
 
Tese aborda setor turístico - Sobre o trabalho, o professor da FES, que é da área de Administração, desenvolveu uma metodologia de pesquisa quantitativa, no qual aborda a lealdade do cliente (ou fidelização do mesmo).
 
O professou doutor elaborou um modelo sistêmico que pode assegurar que o capital turístico seja promovido pelo próprio turista sem que ele precise receber algo em troca para tal. 
 
Durante o processo de desenvolvimento do trabalho, o professor criou um questionário e entrevistou 1.300 turistas, sendo 300 brasileiros e 1.000 estrangeiros. 
 
"O resultado do trabalho ajuda o setor privado e o governo a pensar as políticas de forma mais abrangente, levando em consideração as necessidades de quem vê o Estado de outra forma. Sem contar que o modelo criado é usual", salientou.   
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable