Ufam outorga grau a mais de 120 alunos das unidades acadêmicas do interior

Desde janeiro, turmas de diversos cursos de graduação receberam outorga de grau nos institutos dos municípios de Parintins, Itacoatiara e Humaitá. As cerimônias de colação de grau foram presididas pelo professor Lucídio Rocha, pró-reitor de Ensino de Graduação.

A temporada de colações de grau nas unidades acadêmicas do interior iniciou do dia 22 de janeiro no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) no município de Humaitá com a formatura de dez novos agrônomos. Ao final do mês de janeiro, a sessão solene de outorga ocorreu no campus de Itacoatiara, no dia 31.

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia habilitou 37 alunos em graduações como Engenharia de Produção, Farmácia, Química Industrial, Sistemas de Informações, entre outros. O Icet também realiza no início deste ano a solenidade de defesa de dissertação do mestrando Timóteo Tadashi Watanabe, com o tema "Investigação Experimental Sobre a Ecologia de Gastrópodes do Gênero Pomacea da Região Amazônica", a primeira do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos.

No Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia (ICSZ) em Parintins formaram-se 80 novos profissionais. A sessão solene também foi presidida pela professora Sandra Damasceno da Rocha, diretora do Instituto Participou da cerimônia, além dos graduandos, docentes e servidores da unidade do Alto Solimões, o prefeito de Parintins Carlos Silva destacando a importância da Universidade na formação de recursos humanos para o desenvolvimento da região. Nesta unidade acadêmica colaram grau acadêmicos de Administração, Comunicação Social – Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia.

Ainda em fevereiro, nos dias 13 e 14 serão graduados 43 alunos do Instituto de Natureza e Cultura (INC), de Benjamin Constant. Na primeira data, os concluintes são dos cursos de Administração, Antrolopologia e Ciências Agrárias e do Meio Ambiente. No dia seguinte é a vez dos alunos dos cursos de Ciências (Biologia e Química), Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola) e Pedagogia. No Instituto de Saúde e Biotecnologia, situado no município de Coari (ISB), as colações de grau ocorrem no dia  20 de fevereiro, contemplando 65 alunos de Biotecnologia, Ciências (Biologia Química), Ciências (Matemática e Física), Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.