Reitora e vice-reitor homenageiam Icomp por nível 5 de seu PPG em Informática

Reitora, coordenadora e vice-coordenadorReitora, coordenadora e vice-coordenador

A reitora e o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales e o professor Hedinaldo Lima, respectivamente, reconheceram com certificado e placa ao mérito, o Programa e os professores de Pós-Graduação em Informática, que subiu ao nível 5 da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocorrida em dezembro passado.

Durante a solenidade estiveram presentes a coordenadora professora Eulanda Miranda Santos, o vice-coordenador, professor Raimundo da Silva Barreto, o diretor do Icomp, professor Ruiter Braga Caldas, a coordenadora de pesquisa do Instituto, Elienai Nogueira e professores do Icomp, além do representante discente do PPGI, Herbert Oliveira Rocha.

Conduzida pelo setor de cerimonial, o pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Gilson Monteiro, entregou o primeiro certificado ao representante do Icomp, professor Ruiter Braga Caldas, que fez as vezes do professor Altigran Soares da Silva. Na sequência, foi a vez do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima entregar o certificado de reconhecimento ao ex-aluno do curso, Ely Cortez, que foi representado pela mãe, Raimunda Cortez. O ex-aluno não pôde comparecer à cerimônia, por estar nos Estados Unidos, onde trabalha contratado pela empresa Microsoft.

"Até hoje eu não entendo muito bem o que ele faz, mas se foi agraciado com esta homenagem é porque meu filho teve competência, teve bons professores e foi bem preparado para o mercado", falou a mãe.

Por fim, a reitora entregou a placa  e um certificado de menção honrosa à coordenadora Eulanda Miranda Santos e ao vice-coordenador, professor Raimundo da Silva Barreto.

"Estamos felizes por este momento, mas somos meros representantes do conjunto, dos resultados que obtivemos. Trabalhamos em prol da pesquisa e da excelência e hoje, temos mais um incentivo e desafio para conservar o que já conquistamos ao passo que buscarmos mais um degrau, que é o nível 6 do curso", afirmou a coordenadora do PPGI.  O vice-coordenador corroborou.

"Chegar a esse nível é uma junção de vários fatores: do compromisso e apoio dos professores, do planejamento e execução de metas e claro, alunos extremamente capacitados para estarem onde estão", ressaltou o professor Raimundo da Silva Barreto.

As declarações finais ficaram a cargo do pró-reitor da Propesp e da reitora.

"Costumo dizer que temos condições de ser uma instituição de excelência. Podemos não ter equipamentos, mas temos as mentes que são iguais em qualquer outro lugar do mundo. Hoje, sinto-me orgulhoso de participar desta solenidade de homenagem e também por ver meu filho fazendo parte deste universo, tendo sido aprovado para o curso de graduação", lembrou.

A reitora, professora Márcia Perales deu por encerrada a cerimônia ratificando o compromisso de sua gestão com a continuidade de investimentos em prol das pesquisas e fortalecimento dos cursos de pós-graduação.

"Queremos assegurar que outros cursos tenham a possibilidade de vivenciar a experiência que hoje vocês vivem. É bom para a os alunos, para o curso e para a Instituição", frisou.

Histórico Capes - No dia 20 de dezembro, o próprio Instituto de Computação da Ufam (Icomp) realizou cerimônia especial em comemoração à ascensão do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) ao nível 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – triênio 2010/2012.

Somente cinco programas de pós-graduação na área possuem esse conceito, dos 66 existentes no país.  Visão, planejamento e objetivos foram listados como diferencial do PPGI, que formou pessoal em quantidade e com qualidade a fim de gerar desenvolvimento econômico e social para a região e para o Brasil.